03-09-2016 Gruben - Augstbordpass - Schwarzhorn - Pletschu Oberstafel, Turmanntal, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 17,20km
subida total: 1330m
descida: 1330m
altitude máx: 3201m
altitude min: 1818m
caminhada efectiva: 6h30m
tipo: circular
cotação : T4
track: aqui


video do dia

Desde a subida ao Barrhorn que não caminhávamos no vale de Turtmann, um vale bem mais selvagem que os que o rodeiam.
Desta feita começámos a caminhada em Gruben(1822m), primeiro avançamos rumo a leste em direcção ao Augstbordpass, pelo trilho dos colos alpinos, também trilho que faz parte de uma etapa do Tour do Matterhorn, as placas indicam 3 horas até ao colo mas faz-se bem 2h30m.
Saímos da localidade e embrenhamo-nos na bela floresta, uma hora e pouco depois saímos da linha de árvores e passamos em Mittelstafel, continuamos direcção leste e uma hora e pouco depois passamos no Augstbordpass, a partir deste ponto abandonamos o trilho marcado, flectimos para norte e aqui é bem visível o Schwarzhorn(3201m).
Prosseguimos sempre próximos da aresta por um trilho não marcado mas evidente, uns 40 min. depois de passarmos no colo chegávamos ao topo do Schwarzhorn(3201m) que nos surpreendeu pela fabulosa vista 360, são visíveis todas as grandes montanhas da região e ainda por cima o tempo estava bom, pouco nublado e uma ligeira brisa.
Almoçámos tranquilamente no pico, repasto tratado chegava a hora de retomar a caminhada, como sempre, gostamos de fazer percursos circulares, analisamos a possibilidade de descer para norte fazendo assim a travessia do pico, realmente estavam por ali umas mariolas que mandavam na direcção que queríamos seguir.
Descemos então a face norte, bastante cascalho, fomos ter ao colo(2937m) entre o Schwarzhorn e o Dreizentehnhorn, neste colo flectimos para oeste em direcção a vários pequenos lagos onde voltamos a estar num trilho marcado, avançamos pela margem direita da principal linha de água até passar em Niggelingu, daqui descemos para sul, atravessamos a linha de água e continuamos para SO voltando a passar por uma bela floresta carregada de pássaros que emitem um som estridente, a tradução à letra resulta em quebra nozez(casse noix), pássaros facilmente identificáveis pelo som que emitem, muito especial.
Pouco depois regressávamos ao mesmo trilho da subida e 20 min. depois ao local de partida terminando esta belíssima caminhada com 18 km percorridos e 1400m de desnível positivo. É belo este vale de Turtmann.
Vamos aos registos
vale de Turtmann
informação, sempre muita informação
casa das flores








o belo mirtilo




a caminho do Augstbordpass


Augstbordpass
Schwarzhorn à vista

a caminho do Schwarzhorn








Schwarzhorn






pedra, pedra e mais pedra

quase no topo
cruz no Schwarzhorn

360 Schwarzhorn
o Weisshorn em destaque
panorama NO

panorama N
panorama NE
panorama E
montanhas de Mischabel e Weisshorn
Weisshorn e Bishorn
Dent Blanche
Grand Combin e Mont Blanc
Dents du Midi, Muverans...
à esquerda glaciar de Tsanfleuron

Rinderhorn e Balmhorn
Bietschhorn
direcção do Simplon
Aletschhorn à esquerda e glaciar Aletsch à direita
Fletschhorn, Lagginhorn e Weissmies
montanhas de Mischabel
Monte Rosa


a Xarah
nós no Schwarzhorn
Weisshorn e Bishorn
que cenário brutal


descida da face N




Schwarzhorn

Schwarzhorn





Sem comentários:

Enviar um comentário