10-09-2016 Ferden - Kummenalp - Lotschepass - Hockenhorn, Lotschental, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 21,67km
subida total: 1850m
descida: 1850m
altitude máx: 3293m
altitude min: 1375m
caminhada efectiva: 8h
tipo: linear
track: aqui


video do dia

Belo fim de semana no Loschental. No Sábado, como habitualmente, é quando fazemos a caminhada mais dura do fim de semana, a subida ao Hockenhorn(3293m) partindo de Ferden(1375m) representa isso mesmo, mais de 20km de percurso e 1850m de desnível positivo.
Partimos de Ferden(1375m) às 10 da manhã, como a caminhada não se desenrola em alta montanha o começar tarde não é grave.
De Ferden apontamos ao famoso Lotschepass, colo entre os cantões de Bern e Valais, com uma hora de caminhada entre a floresta passamos em Eistli(1730m), o caminho ziguezagueia encosta acima ganhando altitude rapidamente, 45 min depois passamos em Kummenalp(2080m), isto depois de ter desfrutado de uma bela hora gastronómica, framboesas e mirtilos com fartura, super doces.
Passamos em Kummenalp(2080m) com 1h45m de caminhada ganhando meia hora em relação ao tempo das placas, quando iniciámos, em Ferden, as placas indicam 4h30m até ao Lotchepass, sem dúvida que é um tempo exagerado para o nosso ritmo.
De Kummenalp continuamos para NO, continuávamos a comer framboesas e mirtilos até que a nossa ave favorita decidiu aparecer, o gypaette barbu, nunca um gypaette tinha passado tão perto, como podem ver no vídeo, não passou a mais de 10m da minha cabeça, momento sensacional, nós simplesmente adoramos este bicho desde o primeiro dia em que o vimos.
A juntar à caminhada gastronómica, este avistamento tornava o dia mágico!
Desde Kummenalp é bem visível o Hockenhorn(3293m), assim como o pico onde tínhamos estado há 15 dias, o Majinghorn(3054m), entretanto o trilho começa a ficar extremamente interessante com vários tipos de rocha à nossa volta, enquanto isso o Ferdenrothorn(3180m) começa a revelar a sua face este absolutamente estupenda, com a rocha completamente torcida, é impressionante.
A zona que antecede o colo é composta por vários pequenos lagos e tem uma bela vista para o Bietschhorn(3934m).
Passámos no refúgio  Lotschepasshutte(2690m), situado mesmo no colo Lotschepass, com 3h30m/3h45m de caminhada contando as paragens gastronómicas, ou seja, bem menos que as 4h30m assinaladas nas placas em Ferden(1375m).
Finalmente vimos algumas pessoas e fiquei admirado ao ver que existe uma rota alpina, marcações azuis e brancas, até bem perto do Hockenhorn(3293m).
Do colo é só apontar para leste, o trilho não tem qualquer dificuldade, o klein Hockenhorn contorna-se a norte e a ascensão ao Hockenhorn também é pela encosta norte, as opções são muitas e o caminho é fácil, é um T4 bastante acessível.
Com 4h45m de caminhada chegava ao Hockenhorn(3293m), antes que o nevoeiro tomasse conta da paisagem. Fiquei por ali uma meia hora a apreciar as vistas, mesmo não estando céu limpo a vista 360 é estupenda.
Chegava a hora de regressar, descemos pelo mesmo caminho e a um bom ritmo, em 3h estávamos de regresso a Ferden, foi curioso que enquanto descíamos a chuva avançava nas nossas costas vinda de norte, mas aguentámo-nos secos até ao carro.
Chegámos ao carro pouco antes das 20h, fomos até ao parque de estacionamento em Fafleralp onde tratámos do jantar e dormimos.
Vamos aos registos
Ferden
Ferden
pela floresta
Lotschental
a Xarah no refresco

vista para o colo Lotschenlucke(3160m)
framboesa e mirtilo, que maravilha!
Kummenalp à vista
Hockenhorn à vista



Kummenalp

gypaette barbu
gypaette barbu
Bietschhorn
Ferdenrothorn(3180m), ainda iria tentar a subida a este pico antes deste inverno
Hockenhorn à direita

Ferdenrothorn




a cor da pedra!

quase no Lotschepass


Balmhorn


Lotschepasshutte


Balmhorn
a caminho do Hockenhorn





Hockenhorn à esquerda
Klein Hockenhorn
a subida final



a cruz no Hockenhorn
360 Hockenhorn
Hockenhorn
panorama E
à esquerda cantão de Bern, à direita cantão do Valais

panorama SO
a Xarah no Hockenhorn
Bietschhorn
eu no Hockenhorn
toca a descer




Bietschhorn
bouquetin







ao regressar a Ferden

Sem comentários:

Enviar um comentário