16-10-2016 La Forclaz - Mayens de Bréona - Bréona - Tsa de l'Ano, Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 14,64km
subida total: 1570m
descida: 1570
altitude máx: 3367m
altitude min: 1731m
caminhada efectiva: 7h
tipo: linear
cotação : T4
track: aqui


video do dia

Este domingo acordou bonito, no dia anterior tinha subido com alguma facilidade aos 3070m, neste domingo planeava subir até aos 3367m do Tsa de l'Ano.
Quando começámos as expectativas não eram elevadas, a neve na face norte estava aos 2200m mas a face que íamos subir era bem mais exposta ao Sol, a via normal para este pico é feita pela aresta O/SO.
Partimos de La Forclaz(1731m) por volta das 10 da manhã, começamos rumo a leste seguindo pelo trilho marcado até Bréona(2212m) onde passamos com 45 min. de caminhada, altura em que abandonamos o trilho marcado e flectimos para sul contornando a encosta, passamos várias linhas de água sempre sem desníveis, uns 25 min. depois chegávamos à beira da face norte do Tsa de l'Ano, neste ponto analisámos bem o local por onde iríamos subir, eis que avistamos umas mariolas por volta dos 2400m, o caminho apesar de pouco nítido está mariolado, aos 2400m não atacamos a aresta mas continuamos para sul contornando a encosta, algum tempo depois ficamos com vista para o vale entre o Tsa de l'Ano e os Pointes de Mourti, aqui sim, por volta dos 2500m é onde começam as coisas sérias, até ao ponto 2989m, marcado com uma grande mariola, o terreno é uma mistura de verde com o cinza da pedra mas a partir daqui é só calhau, o caminho está mariolado até ao pico e a grande mariola existente no pico é bem visível desde longe.
Aos 3000m a neve começava a apresentar acumulações interessantes na ordem dos 10/15 cm mas dava sempre para evitar, felizmente não estava gelada pelo que a progressão se fazia a um bom ritmo. Em várias partes usei os 4 membros, mas nunca tem partes verdadeiramente expostas, é um T4 à maneira.
Com 3h30m/3h45m de caminhada chegava ao pico com a Xarah, a Tixa ficou um pouco mais abaixo, aos 3367m estava bem fresquinho. Fiz os meus registos, apreciei a paisagem e iniciei o regresso logo de seguida, nem almocei no pico, o céu já se encontrava completamente nublado e ameaçava nevar, mesmo assim dava para apreciar o que me rodeava, e que vista.
Na descida parei no ponto 2989m para comer tranquilamente, o tempo melhorava e já se via o Sol. Barriga cheia continuámos a descida, o regresso foi feito na íntegra pelo mesmo caminho terminando em beleza mais um fim de semana neste extraordinário cantão do Valais.
Alguns registos
 simpático gato no parque de estacionamento em La Forclaz

 La Forclaz





 Bréona
 o Dent Blanche
 o Tsa de l'ano e toda a aresta a percorrer
 Dent d'Hérens

panorama O

 panorama N
 o céu maluco
 sempre úteis!


 Pointe des Genevois, Dent Perroc e Gde Dent de Veisivi
 panorama S
 a Xarah

 toca a subir
 Pointe de Mourti
 o céu começava a mudar


 sempre pela aresta
 sempre pela aresta

 felizmente a neve não dificultou a subida
 quase
 aspecto da aresta percorrida

 mariola gigante no Tsa de l'ano

 face N

 o Lac de Moiry
 Bishorn e Weisshorn ao fundo
 Pointes de Mourti
 Dent Blanche e Dent d'Hérens
 panorama S
 panorama O

 zoom ao Bishorn e Weisshorn

 Pointes de Mourti
 Dent Blanche
 Dent d'Hérens

 panorama O com o Mont Blanc ao fundo

360 Tsa de l'ano
 Aiguilles Rouges, Pointe de Vouasson e Mont de l'Etóile
 Dents du Midi ao centro
 Sommet des Diablerets e Oldenhorn
 glacier de Moiry
 Lac de Moiry
 panorama S

 no Tsa de l'ano


 a Xarah


 já na descida o tempo melhorava

 Sasseneire
 na descida

 céu maluco





 a aresta percorrida

regresso a La Forclaz

Sem comentários:

Enviar um comentário