04-09-2016 Simplonpass - Hubschhorn, Simplon, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

ficha técnica:
distância: 9,90km
subida total: 1257m
descida: 1257m
altitude máx: 3192m
altitude min: 2000m
caminhada efectiva: 5h15m
tipo: linear
cotação: T4


360 Hubschhorn

Terminada a caminhada no vale de Turtmann jantámos por ali e fomos dormir para o Simplonpass, lá chegados estava um nevoeiro denso.
Tomamos o pequeno almoço tranquilamente depois de uma noite bem dormida, começamos a caminhada no antigo hospício(2000m) do Simplon. Ignoramos o trilho marcado e subimos um pouco para leste, passamos no lago Rotelsee(2028m), o qual contornamos pelo lado direito e seguimos para SE por um trilho evidente, não marcado, que sobe na direcção de um poste de alta tensão, lá chegados o trilho continua sempre a subir pela encosta O do Hubschhorn, aos 2600m entramos a 100% no mundo da pedra, ladeamos a encosta a sul, continuamos pelo lado direito de uma grande parede e daqui é bem visível o pico a atingir, o resto do trilho continua sempre marcado com pintas azuis e muitas mariolas, não há como enganar, cheguei ao pico com 3h15m de subida, visitei os 2 picos, o de verão(3187m) e o de inverno(3192m) que fica mais a NE na continuação da aresta.
Apreciei a paisagem e regressei pelo mesmo caminho, a descida faz-se bem em 2 horas, sempre com atenção onde colocamos os pés.
Vamos aos registos
antigo hospício do Simplon
Rotelsee







a Xarah
Bietschhorn
bouquetins

pedra,pedra e mais pedra








Hubschhorn à vista









Hubschhorn



Monte Leone
pico invernal 
panorama SO
Bietschhorn

Wasenhorn
Monte Leone





toca a descer

Hubschhorn visto do Simplonpass

Sem comentários:

Enviar um comentário