04-07-2018 Cebollapampa - Laguna 69, Parque Nacional Huascarán, Cordillera Blanca, Peru

Ficha técnica:
Tipo - linear
Cotação - fácil
Caminhada efectiva - 4h/4h30m

Percurso super conhecido, sobretudo para aclimatação, fomos a uma agência perguntar quanto ficaria, fizemos as contas e ficava o mesmo preço que se fôssemos com colectivos, a diferença é que em Yungay tínhamos que esperar uma hora para um outro colectivo então decidimos ir com uma agência, o porreiro é que não funciona como visita guiada, cada um segue ao seu ritmo e o guia fica com os últimos, o percurso é nítido e não tem como enganar, aqueles turistas com a mala Channel partiam-nos todos, as poses para tirar fotos e tudo mais, chegámos à Laguna 69 com 2h15m de caminhada, a Tixa depois das experiências que passou estava com um pouco de receio de subir aos 4600m mas tudo se passou bem.
Chegados à Laguna 69 não tivemos por lá muito tempo, o tempo estava nublado e o ambiente só dava para rir, começámos a descida e dissemos ao guia que o íamos aguardar mais abaixo. Descemos até à base do vale onde almoçámos tranquilos, longe da multidão e onde esperámos pelo guia para regressar ao autocarro.