23-06-2018 Pitec(3900m) - Laguna Churup(4481m) - Llupa(3450m), Parque Nacional Huascarán, Peru

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 11,46km
Subida total - 642m
Descida total - 1070m
Altitude Max - 4460m
Altitude min - 3450m
Tipo - linear
Cotação - fácil (parte técnica com cabos, fazer cuidado)
track - aqui

video do dia

Depois de um dia extremamente intenso dormimos até tarde e vimos algo na zona de Huaraz, a Laguna Churup(4450m) pareceu-nos bem, normalmente existem colectivos para Llupa mas como já era quase meio dia negociamos preço com um táxi para nos levar a Pitec(3900m), pagámos 50 soles.
O trilho é bastante evidente e decorre no Parque Nacional de Huascarán, talvez seja preciso pagar autorização mas não estava ninguém no posto de controle.
Em Pitec uma placa de madeira assinala o início do percurso que é extremamente estético à medida que sobe por uma aresta arredondada, passa numa primeira parte um pouco técnica e numa bifurcação não muito evidente seguimos para o acampamento(4373m), descemos um pouco, passamos no acampamento e chegamos à subida final para a Laguna Churup, esta parte está equipada com cabos que são extremamente úteis na subida.
Com 2h10m de caminhada chegamos à simpática Laguna Churup(4450m), ficámos por lá uma hora, tempo para almoçar e apreciar a paisagem.
Retomada a caminhada descemos pelo mesmo caminho até Pitec e daqui continuámos a descer para Llupa(3450m) num total de 2 horas de descida.
Chegámos a Llupa um pouco antes das 6 e apanhámos um colectivo de regresso a Huaraz, começávamos a ser uns especialistas na mobilidade, a verdade é que falar a língua é fundamental e ajuda bastante. Interessante esta caminhada de meio dia.
Alguns registos







































Laguna Churup




























Sem comentários:

Enviar um comentário