05-07-2018 Wilcahuain - Laguna Ahuac, Huaraz, Peru

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 12km
Subida total - 1160m
Descida total - 1160m
Altitude Max - 4590m
Altitude min - 3420m
Tipo - linear
Cotação - fácil 
Caminhada efectiva - 4h30m
track: aqui

video do dia

Dia de regressar a Lima, tínhamos autocarro às 22h45m para regressar a Lima, estava um pouco desmotivado para fazer algo neste dia uma vez que nos últimos dois dias tínhamos andado a fazer turismo de domingueiro, a Tixa teve a boa ideia de ir à casa dos guias perguntar por algo na zona, sugeriram a Laguna Ahuac(4590m).
Negociámos com um táxi o preço para as ruínas de Wilcahuain, 20 soles pareceu-nos um preço justo, aproveitámos e pedimos para nos levar um pouco mais alto.
Começamos por subir por um caminho ladeado de eucaliptos até um planalto,  neste ponto existe uma placa de madeira a indicar Laguna Ahuac(4560m), a partir daqui o trilho fica muito similar ao da Laguna Churup, ou seja, muito simpático!
Em 2h25m chegávamos à Laguna Ahuac, um óptimo tempo para fazer mais de 1150m de desnível.
Chegados à Laguna Ahuac começou a cair granizo, é verdade que já ameaçava há muito. Comemos por ali, apreciamos a paisagem e descemos pelo mesmo caminho mas desta vez até às ruínas de Wilcahuain, que é onde tem início o trilho marcado, enquanto esperávamos por um colectivo passou um autocarro com turistas gregos de uma agência privada que nos deu boleia até Huaraz, chegados a Huaraz fomos comprar umas recordações e fomos jantar pela última vez ao nosso restaurante de eleição, La Brasa Roja, entretanto eram 21h, hora de nos despedirmos de Huaraz com sentimentos distintos, a Tixa pelo que passou já gostaria de estar na Suíça à duas semanas e eu com um gosto especial porque passei a mais dura e satisfatória experiência na montanha a uma altitude considerável.
Até para o ano América do Sul, ou talvez já em Dezembro, que é uma boa altura para visitar a Patagónia.
Vamos aos registos
Wilcahuain























Huaraz



































2 comentários:

  1. Mais uma vez, um trilho fraquinho. Nem uma mariola vi, e a cota máxima atingida??... muito humilde...há que melhorar, há que melhorar.

    ResponderEliminar