28-06-2018 Huayhuash Circuit day4 Laguna Barrosacocha - Punta Trapecio - Paso Jurau - Cutatambo camp, Peru

texto e fotografias: Xavier
Ficha técnica:
Distância - 14km
Subida total - 866m
Descida total - 1159m
Altitude Max - 5080m
Altitude min - 4260m
Tipo - linear
Cotação - difícil
track: aqui


video do dia

Atenção - não se fiar unicamente no track GPS, não fiz nem a variante alpina nem a variante clássica.

Estava pronto para atacar a fasquia dos 5000m pela primeira vez, como já tinha dormido bastante alto podia-me dar ao luxo de esperar que o Sol batesse na tenda para secar aquele gelo todo, nesta manhã foi tudo muito tranquilo, só comecei a caminhar depois das 8h30m , havia uma outra variante alpina que uma vez passado o Punta Trapecio(5050m) descia de uma forma mais directa para a Laguna Jurau mas assim não iria passar num dos highlights, o escandaloso passo Jurau(5080m), ora eu estava por ali para fazer o máximo de highlights.
Do local onde estava acampado foi um pulo até reencontrar o evidente trilho para o Punta Trapecio(5050m), mantive sempre o meu ritmo certinho e em 1h30m passava no Punta Trapecio(5050m), minha primeira vez aos 5000m, corria uma ventania gelada, tirei as minhas fotografias, a perspectiva do Trapecio é também ela fenomenal, pausa para snickers e iniciei a descida na direcção do Acampamento elefante, passo ao lado duma grande lagoa e ao passar na segunda saio à direita, parei para analisar bem o mapa e parecia que para onde me dirigia era o caminho certo.
Começo então a subir gradualmente na direcção de uns contra fortes que faziam a linha de cumeada, tinha que flanquer a encosta no mínimo a 4800m, lá fui subindo ao meu ritmo, estava cansado mas super motivado, de resto nada de dores de cabeça nem tosse.
Antes de contornar a encosta por um pequeno trilho genial eis que vejo um grupo de 4 lamas selvagens a correr e a ganir um bom km à minha frente, enquanto isso o Acampamento Elefante estava do meu lado esquerdo mas uns bons 450m abaixo, contorno a encosta e eis que aparece à minha frente o famoso Paso Jurau, também conhecido como Paso Santa Rosa, voltei a descer aos 4750m e ataquei a subida final para o Paso Jurau onde cheguei uns 40 min depois, como eu não vi uma única fotografia do circuito antes tudo para mim era novo, chegar ao Paso Jurau(5080m), a vista para os grandes Nevados com mais de 6000m com o lago Jurau aos meus pés foi das melhores vistas de sempre.
Contrariamente ao Punta Trapecio estava-se bem, o vento não soprava com a mesma intensidade, estava-se mesmo bem, comi algo e iniciei a magnífica descida, há várias horas que andava completamente sozinho, foi pena não poder partilhar este Paso Jurau, na descida tem que se fazer alguma atenção para não escorregar, sobretudo porque podemos ficar distraídos pela grandiosidade da paisagem, de resto a descida foi puro prazer, ao chegar á Laguna Juraucocha reencontro o grupo de 5 com quem tinha estado no Punta Trapecio, eles tinham vindo pela via directa(rota alternativa) que me tinham dito em Huaraz que era preciso equipamento, afinal disseram-me que nem sequer meteram um pé no gelo, felicitámo-nos mutuamente e fizemos nova pausa para fotografias, eles continuaram a bordear o lago e eu desci para o Acampamento Cutatambo(4256m), estava cansado e queria aproveitar um pouco de Sol tranquilo no acampamento, cheguei a Cutatambo às 15h45m, quando vejo bem, só me restava uns 20/25 minutos de Sol antes que se escondesse atrás das montanhas, montei rapidamente a tenda, fervi uma água e entretanto já não tinha Sol, este era o sítio menos espectacular de todos onde tinha acampado de maneira que foi uma noite tranquila sem fotos, desta feita acampei completamente sozinho, não esperava ser o único a dormir num acampamento oficial.
Vamos aos registos
gelo na tenda



toca a carregar









Trapecio




Punta Trapecio








bonito!!







Trapecio
Nevado Cuyoc
a tal segunda lagoa, saio aqui à direita


contorno a encosta um pouco à esquerda na imagem





brutal

acampamento elefante na base do vale

Paso Jurau ao centro




quase

vista para um lado
vista para outro
e Bang!!! vista para a frente
que sítio
Nevado Carnicero
Sarapo e Siula Grande atrás
Yerupajá à direita






Paso Jurau ao olhar para trás


Carnicero


Laguna Jurau









o acampamento Cutatambo

a tralha


Sem comentários:

Enviar um comentário