06-04-2015 Les Mosses - Ecuela Café, ski-randonnée, Vaud, Suisse

texto e fotografias: Xavier

O risco de avalanche neste dia era de nível 3, é preciso ter muito cuidado com o fora de pista, posto isto e sempre cientes da nossa inexperiência aproveitamos o facto de as pistas estarem fechadas neste pequeno domínio esquiável dos Alpes Vaudoises para praticar mais um pouco, as pistas estavam fechadas há uma semana, como tal não há camiões para alisar as pistas, entretanto como já tinha nevado depois disso o que significou uns bons cms de neve fresca, em certas partes era irreconhecível a zona da pista, subimos de Les Mosses(1450m) até ao teleférico mais alto pouco depois do Ecuela Café, subimos cerca de hora e meia sempre num ritmo tranquilo, estava um belo dia, lá chegados tiramos as peles de foca enquanto que as autênticas esculturas de neve batida a vento prendiam a nossa atenção. Fazemos uma primeira descida e paramos logo no Ecuela Café para comer as nossas sandes enquanto apreciávamos a bonita vista, o vídeo abaixo confirma um pouco isso.
Repasto tratado descemos até ao carro com uma ou outra paragem para atravessar uns acessos, foi uma curte! e o dia não acabou aqui...
Alguns registos

360 Ecuela Café
Les Mosses

parque de campismo
Tixa
a Xarita





caçadora do nada!








Ecuela Café

ao centro Monte Branco, à direita Dents du Midi
Muveran`s, Favre e Morcles
Diablerets






autênticas esculturas


Monte Branco ao centro





zoom ao Monte Branco



nós por cá



cansada

28-03-2015 Xtreme Verbier, Freeride World Tour, Verbier, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

O Xtreme Verbier é uma das etapas mais importantes senão mesmo a mais importante do Freeride World Tour, passa-se no Bec des Rosses(3223m) em Verbier, no gigantesco domínio esquiável dos 4 Vallées.
Fomos pela primeira vez assistir, foi espectacular, foi só pena termos demorado cerca de 2 horas a subir os 3 teleféricos desde Verbier(1500m) até ao Col des Gentianes(2950m) de onde se tem vista frontal para a prova, tendo em conta que a prova começava às 8 da manhã só chegámos ao local por volta das 10 e não vimos a prova de snowboard feminina e masculina mas vimos o maior salto da prova, a do vencedor do ski masculino Aurelien Ducroz, este ano foi a "malta" de Chamonix que ganhou o primeiro lugar no ski e no snowboard masculino. No fim da prova e antes da entrega de prémios houve ainda um salto de wingsuit de um helicóptero passando em frente ao Bec des Rosses numa altura em que o tempo já estava bastante nublado e prestes a nevar. Para a próxima mais vale começar de madrugada e subir com as peles de foca, pelo menos evitamos aquela enorme concentração, enorme tempo de espera e confusão de gente nos teleféricos.
Aqui ficam registos 
o dia acordou bonito em Monthey
Col des Gentianes e Bec des Rosses em frente

bela vista para o maciço do Monte Branco
zoom ao maciço do Monte Branco

Bec des Rosses
descida do vencedor
Mont-Fort
e por volta das 11 e tal o tempo ficou assim
salto de wingsuit

entrega dos prémios dos diferentes escalões
a malta de Chamonix a fazer a festa
pódio ski masculino



incrível como o tempo mudou completamente em 3horas
entretanto havia mais entretenimento em Verbier