10-9-2010 Subida do Rio Teixeira...ou não!

Inspirados em imagens que tinhamos visto de outro blog, acordamos cedinho rumo a arões, quando chegamos perguntamos aos locais onde era a tal ponte onde se inicia uma caminhada que sobe o rio teixeira em direcção a manhouce, já devidamente (mal) informados lá seguimos rumo à dita ponte, fácil de encontrar. Era hora de subir o rio, umas partes destruindo as silvas que estavam no caminho, outras partes a saltar de pedra em pedra, com um mergulho pelo meio.

Depois de andarmos uns 3km(+/-) demos com a bifurcação que o local nos tinha avisado para seguir pelo lado esquerdo, não levavamos sequer uns prints das cartas militares, e na dúvida (porque o caudal do rio que vinha pelo lado direito era maior, parecendo ser o rio teixeira e era mesmo) decidimos seguir pela esquerda, a pior decisão.
A partir daí foi furar silvas, mato, e de vez em quando lá apareciam umas lagoas bem convidativas, mas tinhamos que seguir, o objectivo supostamente era mandar uns saltos no poço negro...Já no fim de andarmos umas 2 horas depois da tal bifurcação chegamos a um novo cruzamento de rios(riachos) e tivemos a noção que nos tinhamos enganado, era altura de tentar localizar uma povoação, e la estava ela na encosta da serra, a aldeia de Lomba, ora, toca a subir(e que subida!!) e ainda por cima num pinhal completamente queimado pelos incendios deste verão que certamente destruiram uma grande parte da Serra da Freita. Chegados à aldeia ansiosos por uma bebida fresca , fomos directos ao café/snack bar de Lomba que fez o enorme favor de fazer 35km(ir e vir) para nos levar à dita ponte onde tinhamos a viatura.

Como ainda eram 16h e estavamos com vontade de ir pelo menos descobrir o tal poço negro, fomos até lá de carro, e não é que é mesmo negro! Foi impossível chegar à conclusão se "tava-se bem" mandar uns saltos ou não. Fica uma visita para outra altura.


É aqui que começa!


Uma das várias lagoas convidativas


tava na altura do banho!

Aqui foi o local do "crime", é para seguir para a DIREITA!!

Deparamo-nos com vários vales escarpados onde não convinha cair.



foto do pinhal que subimos rumo a Lomba, muito fustigada pelos incendios...

Poço Negro

Poço Negro!! NEGRO MESMO!


os caminheiros!

1 comentário:

  1. Pois pois e o malvado do jardineiro.....era para a esquerda ñ era ?????? olha toma lá e já que é para fazer km é á grande ehhhe

    ResponderEliminar