O trilho começa numa igreja em Manteigas(770m) e faz todo o vale glaciar do Zêzere, passa no Covão da Ametade onde o trilho faz um V, sobe á Nave Sto. António e daí até à Torre(1993m+7m), como o percurso é linear e dista 17km optei por começar à saída de Manteigas, assustei-me com os 34km da ida e volta e assim fiz 15+15 mais os filmes e não devo ter ficado longe dos 34 mas ok, é psicológico. Pode ser encurtado evitando a ida ao Covão da Ametade mas vale bem a visita. Está bem marcado até à Nave de Sto. António, daí para a frente nem por isso, tem algumas mariolas e fiz algumas também para facilitar. No posto de informação do Parque Natural em Manteigas dão os panfletos dos 16trilhos de Manteigas e um mapa tipo carta militar com todos os trilhos desenhados que está muito bom, informação essa também disponível na net
começei aqui, é seguir sempre o estradão que continua na margem esquerda orográfica do rio durante quase 4km
mais uns poucos km em estradão, depois passa para caminho mais estreito
Vale Glaciar do Zêzere
quando se chega à estrada é possível subir logo a eito sem fazer o tal V que vai ao Covão da Ametade.
muito porreira esta parte do trilho, seguimos agora abaixo da estrada, até a cruzar talvez 1km à frente.
Olá! Sabes dizer se há algum transporte que ligue Manteigas a Covilhã? Pretendo fazer esta rota mas não a queria fazer ida e volta. Lembra-te em quanto tempo fizeste este percurso? Saudações!
ResponderEliminarViva Thiago P.
EliminarNão faço ideia se existem transportes, na altura não tomei nota de quanto tempo demorei mas deve rondar as 10 horas de caminhada efectiva para percorrer os cerca de 30km.
Boas caminhadas.
X