22-04-2012 Padrão - Branda da Gémea - Alto da Peneda - Chã da Cruz, PNPG

Neste dia fomos conhecer o ponto mais alto da Serra da Peneda, o Alto da Peneda com 1374m, saímos de Padrão seguindo as marcações do Trilho das Brandas de Sistelo até à Branda de Alhal, chegados à Branda cortamos à esquerda no primeiro caminho lajeado sempre rodeado de belas casarotas, um pouco mais à frente novo cruzamento, viramos novamente à esquerda rumo a um bosque parcialmente ardido, daí atè um pouco antes da chegada à Branda da Gémea contámos com a companhia de um residente, chegados à Gémea subimos pelo lado esquerdo da Corga dos Cortelhos em direcção ao Alto da Peneda que teimava em não se mostrar por causa do nevoeiro denso, ao chegar lá só foram precisos 5min. para haver uma aberta que nos permitisse ver a área envolvente, seguiu-se uma passagem pela Chã da Cruz e descida pela Bragadinha, pouco depois estaríamos num outro caminho lajeado até regressar à bastante activa Branda do Alhal e nova descida até Padrão. Descrição básica: altitude min:524m em Padrão e máx: 1374m no Alto da Peneda, distância 15km, circular. info obtida aqui
 Padrão
 caminho lajeado bem vincado pelos carros de bois
 Branda do Alhal

Branda de Crastibõ no outro lado da encosta
 o nevoeiro teimava lá para os 1300m...

Branda da Gémea
 incrível a quantidade de musgo
 Xarah

uma aberta?não duraria muito...
 Alto de Peneda encoberto
 Alto da Peneda
 Alto da Peneda(1374m)

a pata da direita é da Xarah, tivemos que carregar bem para que pata ficasse marcada...