30-05-2012 Refúgio Altavista - Teide - Pico Viejo - Los Roques, PN del Teide, Tenerife

Ao acordar a temperatura mantinha-se nos 4ºC, felizmente não havia vento para a subida madrugadora, comentaram no refúgio quem já tinha estado no cume com temperaturas sentidas de -20ºC à espera do nascer-do-sol. Começamos a subir às 5h, tranquilamente para não suar, cerca das 6h30 tínhamos passado a zona do brolho do teleférico e eram só mais 20min. até chegar ao cume, aí o cheiro a enxofre era intenso e poucos minutos depois lá vinha o nosso Deus, o Sol. O mesmo vigilante que nos tinha aconselhado os trilhos anteriores também nos falou numa alternativa de baixarmos ao carro com passagem no Pico Viejo e Los Roques, já perto do Parador Nacional onde às 4 saía um autocarro que nos deixaria alguns kms à frente junto do nosso carro, sempre por percursos marcados, e que alternativa! Os 4 estávamos curiosos com a rota, pessoalmente considero a visita ao Viejo o ponto mais alto destas férias,  a cratera é muito maior que a do Teide, o trilho até lá chegar é espetacular assim como a descida pelo percurso 23 do Pico Viejo até Los Roques, sempre bem definido e bem marcado. Já depois de passarmos Los Roques para minha surpresa no posto de informação estava o dito vigilante, claro está que fui lá agradecer pelo que nos aconselhou, mostrou-se contente ao ver os novos níveis de felicidades altos! Por volta das 14h chegamos ao Parador onde tomámos algo fresco, comemos o que restava na mala e aguardámos pelo bus. Forte abraço na despedida e até uma próxima, seguramente! Ao todo neste dia os trilhos percorridos foram o 11,10,12,9,23 e 3, do refúgio ao cume sobe-se 450m e daí até ao Parador um desnível de 1600m em cerca de 15km. Pensávamos que este intenso dia ia terminar tranquilamente com uma dormida no norte da Ilha perto do Parque Rural de Anaga, ainda fomos lá à procura de dormida, mas nada, La Laguna e Santa Cruz não nos pareceu nada bem, como estávamos contentes com o sítio onde já tínhamos ficado, já rabugentos e com a gasolina a 1,05€, lá fomos de volta para a zona da Praia das Américas, ao chegar, às 22h ainda nos serviram algo quente, evitando mais filmes. Foi um dia carregado de emoções, sempre em redor da felicidade. Isto já parece um testamento, vamos às fotos!

ataque ao cume

tudo à espera, vimos lá 2 jovens de CALÇÕES!

cratera do Teide

lá vinha ele
esqueçam os pontos negros nas fotos, a máquina está a dar o berro.

sombra do Teide

Teide



Pico Viejo


Pico Viejo - última erupção foi em 1798 e durou 92dois






Teide


Pico Viejo
panorâmica


Teide
início do 23 à beira do Pico Viejo



Ovo do Teide
margaridas



Alto de Guajara ao fundo

era um liga e desliga constante da máquina, só não foi sempre ligada pela quantidade de pó que havia no ar.

Alto de Guajara e Los Roques



Loes Roques
Teide




Catedral
esta rocha estava na antiga nota de 1000pesetas, obras da erosão...

2 comentários:

  1. Ola amigos

    Pelas fotos que tenho visto, estou a ver que foi umas ferias em grande. Amei aquela foto de Teide com a nuvem por cima do cume. Parabens pelas fotos, estão muito boas.

    (Xavier quanto as tuas palavras sobre as manchas pretas na foto, pode ser só o sensor da maquina sujo, isto se a foto foi tirada com uma Reflex.)

    Um grande abraço montanheiro
    Mountain4ever

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fábio,

      Foi uma semana bem positiva.Não é daqueles cenários que ficamos desertinhos para lá voltar mas valeu bem a pena.

      a máquina é uma sony cybershot, uma compacta para aí com 3 anos , já é velhice e muito pó!

      Abraço
      X

      Eliminar