25e26-08-2012 Peneda - Baleiral - Pena Calva - Fraga das Pastorinhas - Curro da Velha - Salgueiral - Chão da Matança - Tieiras, Serra da Peneda, PNPG

Já há algum tempo que andávamos a magicar uma ida à Fraga das Pastorinhas e à area envolvente, nomeadamente aquela cumeada. Partimos da Peneda e descemos até Baleiral pela rota dos romeiros, sempre em caminho laejeado do lado direito do Rio Peneda, em Baleiral cruzamos o rio e atacamos a encosta por um caminho empedrado por vezes escondido que nos leva à cumeada, lá chegados o trilho flecte para Norte em direcção a Férrea, onde existe uma grande chã com uns quantos carvalhos seculares, dali rumamos novamente a Sul, primeiro passamos na Pereirinha e depois no que deduzimos que seja o Pena Calva, trata-se do maior cume daquela área e é completamente despido de vegetação, apesar de na carta marcar um cume mais a Sul. É uma zona com poucas mariolas também explicada pela inexistência de currais. Pouco depois estávamos na Fraga das Pastorinhas, onde é possível ver o Rio da Peneda lá ao fundo, quase 500m abaixo em linha vertical. Regressamos à zona do Pena Calva e fomos em direcção ao Curral Dianteiro, nova corga para atravessar o Rio da Armada e passávamos na Anta, ainda prócuramos algum vestígio do que possa ter dado nome ao local,mas nada. Seguiu-se passagem na Chão da Roca e descanso no Curro da Velha. Com o curral virado a Nascente o nascer do dia foi daquele jeito, espetacular. Do Curro da Velha seguimos mariolas para Salgueiral e continuámos para Norte rumo à Chão da Matança. Novo descanso e descemos para Tieiras naquela bela descida já conhecida, no caminho lajeado rumo à Peneda nova paragem para um refresco e para marinar pois já faltava pouco para chegar ao carro. As primeiras duas fotos são de uma rocha que encontramos pelo caminho, vamos a ver o que dizem os entendidos da geomorfologia. Descrição básica: 25km, altitude mín. 500m em Baleiral e 1080m próximo da Chão da Matança.

Peneda

Tibo

Fraga das Pastorinhas

Rio Peneda
com a cauda de molho, que fina!

um belo exemplar de azevinho
panorâmica próximo do Curral Dianteiro

bom dia

VG Água Santa
Salgueiral
no meio da foto é possível ver um indivíduo a andar de mota em plena Serra da Peneda...está tudo dito...