23-09-2012 Lescun - Col de Pau - Pic Rouge - Refuge de Arlet, HRP, Parc National Pyrenees, França

Há algum tempo que andávamos a planear fazer a segunda secção da Alta Rota Pirenaica (HRP) desde Lescun até Gavarnie em 7 dias. A viagem de carro até Bedous correu bem, um pneu furado perto de Salamanca, situação que se resolveu rapidamente, isto no Sábado de manhã. Felizmente chegamos a tempo de apanhar o posto de turismo em Bedous aberto no Sábado e tratámos do que estava pendente, a senhora que nos atendeu foi fenomenal, rapidamente percebeu a ideia e tratou de ligar para o táxi e para Lescun para marcar dormida no albergue Maison de la Montagne. Ficámos perplexos com tanta eficácia. Quando fomos à policia saber de um local pacífico para deixar o carro e para informar do tempo que ele poderia ficar por ali, apareceu-nos um policia português, ia passar pelo carro todos os dias, óptimo. Chegados a Lescun(960m) de taxi deparamos com uma aldeia de montanha espetacular. o Albergue é igualmente bonito. Aproveitámos para jantar lá, à mesa com 4 simpáticos bascos. Graças a eles soubemos de um sítio onde conseguimos finalmente ter rede para avisar que tínhamos chegado bem. Domingo, 23, mala com tenda, comida para 7 dias e lá fomos. Primeiramente seguimos as marcas do GR10 numa tendência Sul, abandonamos as marcas quando o GR10 segue para Este, passamos no parque de estacionamento Labrénere e começamos a subir até Pont d`Itchaxe(1360m) onde entramos no parque nacional, na subida até ao Col de Pau(1942m) passamos por 2 cabanas, a du Pénot e a de Bonaris. No Col de Pau estava um vento brutal, como sítio exposto que é nem tivemos tempo para apreciar como deve ser, seguimos junto da fronteira, sempre do lado francês até próximo do Pic Rouge onde vimos as primeiras marmotas, seguiu-se Col de Saoubathou, descer à Cabana de Lapassa por fim uma última subida até ao Lago Arlet e seu refúgio. Mesmo dormindo dentro do refúgio acordámos várias vezes durante a noite com os beliches a abanarem, mesmo assim só pensávamos em 2 malucos que tinham montado a tenda próximo do lago, viemos a saber no dia a seguir junto dos 3 catalães que dormiram no refúgio que não fomos os únicos preocupados com a estabilidade do refúgio, quanto aos malucos, nós ficámos mais preocupados que eles! Alguns registos...
Maison de la Montagne
Lescun

Labrénere
então é por isto que vimos algumas placas partidas, marotos!