02-03-2013 Bouças Donas - Branda de Berzavó - Branda da Bragadela - Branda de Cobernos - Travanca, Serra do Soajo, PNPG

Sempre que possível optamos por caminhar em locais "desconhecidos" para nós, para este Sábado tinha pensado em algo a sair de Bouças Donas e que fosse visitar o Fojo da Bragadela a Sudoeste do Alto da Pedrada. Dei uma vista de olhos nas cartas no dia anterior, se tivesse procurado informação sobre o Vale do Rio Grande provavelmente o percurso tinha sido um pouco diferente, na carta de 49 existe um trilho que percorre todo o fundo do vale apesar da inclinação, fiquei a saber durante a caminhada que esse trilho está ezequível.
Partimos de Bouças Donas(700m) em direcção à Cabeça da Laje, sentido Nordeste até encontrar o estradão, o qual seguimos por breves minutos, um pouco antes de passar o Ribeiro de Berzavó saímos à direita para a Branda de Berzavó(Bouças Donas)(970m), continuamos a subir para Este e entramos no Vale do Rio Grande, a ideia era seguir a cumeada até à Lage Negra, apareceram umas mariolas que desciam progressivamente para o interior do vale, por ali fomos, tendo em conta experiências anteriores estava a achar estranho o trilho ir direitinho para o rio, estava com receio de me encorgar, decidimos ganhar altitude e seguir rumo ao fojo do lobo, fojo este com 3 paredes, almoçámos na Branda da Bragadela(Bouças Donas)(1170m) no interior do fojo, deste ponto queríamos ir para Sul, após termos visto uma mariola na outra margem procurámos a zona menos densa no meio daquele giestal para atravessar a corga que se revelou fácil, subimos um pouco até encontrar a parede do muro existente naquela encosta, e foi só seguir as mariolas até à Branda de Cobernos, nesta fase é possível ver o tal trilho na base do vale, visível também no g.e., havemos de lá voltar em breve. Passada a Branda de Cobernos(Vilela de Lages)(1100m) continuamos para Sul, passamos nos Currais Velhos completamente tomados pela vegetação e descemos pelo largo caminho lajeado até à Branda de Travanca (parque de campismo), restava descer a encosta até encontrar a estrada que nos ia levar ao ponto de partida. Total de 11km, caminhada soft e interessante. Alguns registos
percurso
Bouças Donas

Xarah no ar

Vale do Rio Grande

a partir desta mariola ou se desce até ao rio ou o melhor é subir para a cumeada

Fojo da Bragadela

eu e a Xarah
Branda da Bragadela

eles andam aí...

já na outra margem
panorama Vale do Rio Grande

Xarah

enfim...
infelizmente a porta aberta faz com que esteja imundo no inteiror