03-04-2014 Collombey - Pierre à Bois - Muraz, Valais, Suiça

texto e fotografias: Xavier

Aproveitei 4 dias de férias para visitar a Tixa na Suiça, neste primeiro dia andei sozinho e dei uma volta pelos arredores de Monthey, local para onde a Tixa vai morar a partir do próximo mês, eu e a Xarah lá para o final do mês de Maio contamos lá estar para recomeçar a vida mais uma vez, desta feita nos Alpes pelo que o Portugal Nature está mesmo a dar as últimas, assim espero.
Parti de Collombey, passei pelos vários parques de parcour ali existentes, assisti a um corvo a azucrinar a vida a um esquilo, continuei a ganhar altitude em direcção ao Point de Bellevue o qual não fiquei muito longe de atingir, segui por um estradão algum tempo, enquanto seguia pelo estradão um barulho na vegetação deixou-me alerta, liguei a máquina e aproximei-me, lá foi o corso a correr! Continuei a subir após ter passado por um pequeno lugar com 3 casas, passei pelo Pierre à Bois que é um belo miradouro e continuei a subir por um longo zig-zag onde ganhei uns 300m de desnível, terminado o zig-zag passei por várias escombreiras até que cheguei a uma em que não quis arriscar, era bastante íngreme e se a coisa corresse mal basicamente morria ao escorregar por ali abaixo, ao olhar em redor vi uma espécie de ponte com 2 troncos grandes amarrados colocada fora da zona da escombreira, certamente estão à espera que a neve derreta por completo para voltar a colocá-la no sítio, como andava sozinho nem arrisquei e voltei para trás quando já deveria estar a uma hora de caminhada do Point de Bellevue, desci para Muraz e continuei para Collombey onde tinha começado a caminhada.
Alguns registos





corvo azucrina esquilo



























vista desde Pierre à Bois

























Muraz
em Muraz
Muraz
Muraz

10 comentários:

  1. Olá Xavier

    Fiquei triste depois de lêr a notícia que vais emigrar para a Suiça. Claro que compreendo e apoio totalmente a vossa decisão, mas deixarás saudades por cá. Ainda tinha esperanças que voltássemos a caminhar juntos.

    Abraços e desejos de boa sorte nessa nova caminhada.
    Perde o Gerês ganham os Alpes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Órion,

      Na Sexta passada caminhei com um casal amigo espanhol que não conheciam nada do Parque Nacional, fizemos o trilho da cumeada, ficaram maravilhados com o percurso e perceberam logo que se trata de uma zona com um potencial enorme e completamente desaproveitada, é pena termos um país sem uma ponta de cultura de montanha, se algum dia houver um refúgio nos carris eu volto na hora e teria todo o gosto em lá trabalhar 8 ou 9 meses durante o ano e mais, era com um sorriso enorme que iria fazer a divulgação e deixar cartões de visita da "nossa" Serra por esse mundo fora..por isso o sentimento que tenho é uma tristeza enorme, foram muitos anos a ser feliz por estes montes...

      Ainda podemos caminhar juntos, no proximo fim de semana vou estar por cá, no dia 26 vou fazer o trilho do castanheiro, evento que vi divulgado no vosso espaço.

      obrigado pelas tuas palavras!

      Grande Abraço
      X

      Eliminar
  2. Boas Xavier,

    Embora não tivesse sido bem uma surpresa para mim, é sempre um pouco triste quando alguém tem de abandonar o seu próprio país, partindo em busca de um futuro mais risonho.
    Espero que concretizem todos os vossos planos por lá.
    ... E que nos continues a deliciar com magníficos 'posts'!
    Boa sorte!

    Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Alberto,

      é verdade meu caro, é sempre diferente ouvir alguém a dizer "ah e tal devo ir..." de "vou dia tal", existe sempre uma possibilidade de algo não correr como queremos e termos de abortar as nossas pretensões, no caso, felizmente, está tudo a correr bem para o lado da Tixa e está na hora de nos juntarmos novamente os 3 X`s!
      ainda vou ter este proximo f-d-s e os feriados para caminhar por cá...se coiso apita.

      Grande Abraço
      X

      Eliminar
  3. Ò Xavier!!!...
    Mais um português porreiro que o nosso país vai perder!!!
    Nao te sensuro amigo, até te dou toda a força deste mundo e desejo que tudo te corra para o melhor mesmo! Só tenho mesmo pena que sejam cada vez mais a partirem para outras terras, quando na verdade aqui temos tudo...só não temos governantes dignos de nos merecerem e que até convidam o pessoal a ir lá para fora!!! Revoltante!!!
    O Gerês vai sentir a tua falta, nós vamos sentir a tua falta, vou sentir saudades das tuas publicações geresianas e das imagens traquinas da vossa cadelinha...mas a esperança não vai morrer e por isso quero acreditar que ainda nos iremos cruzar por aí.
    Boa sorte para os três X :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Lírio!

      Seria hipocrisia da minha parte dizer que vou emigrar porque fui forçado a tal, o emprego que tinha estava garantido para toda a vida, o problema é que creio que recebo muito menos do que aquilo que são as minhas responsabilidades, há 6 anos quando entrei para o banco ganhava mais do que aquilo que ganho hoje que não tenho problema nenhum em dizer que são 800€, a vida vai passando e eu cansei-me de ver injustiças ao meu lado, porque nem toda a gente ganha menos do que há 6 anos...já a Tixa o ano passado ficou com 4000€ de salários em atraso, situação que despoletou a saída do país pela parte dela...

      e depois há outra parte nesta nossa decisão que não posso ignorar, desde a minha primeira visita à Suiça que fiquei apaixonado por aquilo, e a questão é, se consigo viver lá, se consigo caminhar lá, se lá eventualmente conseguirei ter um futuro monetariamente mais interessante e montes para conhecer para o resto da vida, então porque não ir?
      admito o meu egoísmo mas o mundo assim o obriga..

      Tudo de bom para a vossa família!

      Um forte abraço!
      X

      Eliminar
  4. Lá se vão os meus passeios virtuais pelo Gerês... :(

    Muita sorte para vocês!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Bé!

      só nestes amigos que comentaram esta postagem tens aqui grandes aventureiros geresianos assim como a secção das minhas sugestões!
      Obrigado e tudo de bom!

      X

      Eliminar