Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

18-04-2014 Portela do Homem - Trilho da Cumeada da Encosta do Sol - Teixo, Serra do Gerês, PNPG

texto e fotografias: Xavier

Nesta Sexta caminhei com um casal que conheci nesta caminhada no ano passado, enviaram-me um mail a dizer que vinham passar uns dias ao Gerês, tendo em conta que pouco ou nada conheciam da serra pus-me logo a pensar que rota iria fazer com eles, sabendo que estavam dispostos a caminhar uns valentes kms.
Claro que um dos primeiros trilhos que me passou pela cabeça foi o Trilho da Cumeada da Encosta do Sol que continua a estar no meu TOP3 de todas as caminhadas existentes no PNPG.
Como se não bastasse a espectacularidade do percurso, o nevoeiro baixo marcou presença e a certa altura começou a vir da albufeira de Vilarinho em direcção ao Vale do Homem proporcionando um cenário absolutamente fantástico. Como era uma primeira vez para os meus "convidados" o percurso foi feito tranquilamente pelo que não chegámos aos Carris e descemos para a zona do Teixo descendo depois o vale pelo penoso caminho, que continuo a dizer, é o trilho que se encontra em pior estado em toda a área do PNPG, chega a uma altura que é um martírio andar por ali.
Foi certamente também a última vez que fiz este percurso nos próximos tempos e isso também me deu um aperto no coração, mas é a vida, ah e claro está, as cabras marcaram presença por diversas vezes.
A opinião do casal já se adivinha, adoraram o percurso, e rapidamente perceberam que se trata de um Parque Nacional com um potencial imenso, completamente desaproveitado, e que eu adoraria viver e trabalhar num refúgio de montanha e mostrar os recantos desta zona aos turistas e aos caminheiros estrangeiros, mas é a vida...
Ficam os registos deste magnífico dia
 quem perturba o meu descanso?
 porra, é um humano para me fotografar!
 xau aí, vou-me encorgar!!














e lá vinha o nevoeiro de Vilarinho






Vale do Homem
Vale do Homem






Vale do Homem















Xarah


panorama
brutal! nunca tinha presenciado tal situação neste percurso



















Vale do Homem







Vale do Homem

Rio Homem



o nevoeiro mantinha-se baixo, mas quem andou em cotas altas teve certamente um dia memorável.

Sem comentários:

Enviar um comentário