01-05-2014 Marinho - Borrageiro - Currais de Cidadelhe - Absedo - Marinho - Curral da Palma - Pereira - Pincães, Serra do Gerês, PNPG

texto e fotografias: Xavier

Subimos para o abrigo do Penedão(Marinho) desde Xertelo pelo estradão durante a noite e pela manhã juntou-se a nós o resto do grupo para mais uma incursão ao Absedo, nesta que foi a minha caminhada de despedida do PNPG e de alguns amigos montanheiros que puderam lá estar, pelo menos durante os próximo tempos.
Partindo do abrigo subimos para o estradão e minutos depois saímos à direita na direcção do Borrageiro, o qual contornamos pela direita, passamos no ribeiro das Mestras e pouco depois saímos novamente para a direita rumo aos Currais de Cidadelhe onde fizemos uma pequena paragem. Continuando no mesmo rumo passamos a Este de Cidadelhe e começamos a flectir para a esquerda na direcção do Absedo onde almoçámos tranquilamente num óptimo convívio.
Repasto tratado passamos novamente ao lado de Cidadelhe mas desta vez a Oeste e reencontramos o trilho na direcção do Borrageiro no início da Corga de Valongo, mais à frente passamos novamente próximo do Marinho e continuamos pelo estradão durante mais alguns minutos, saímos do mesmo para passar no Fojo de Alcântara, seguimos para os Currais Velhos, dobramos a encosta e ficamos por cima do Curral da Palma, sem passar no mesmo continuamos por um trilho que se estende ao longo da cumeada a Sul do Alto da Palma até desembocar uns kms mais à frente em Pereira, zona dos vidos, daí até Pincães, onde tínhamos um dos carros, foi um pulo.
Um forte abraço aos amigos que puderam e aos que não puderam estar neste dia especial.
Vamos aos registos
abrigo do Penedão








Borrageiro








Currais de Cidadelhe
Currais de Cidadelhe
forno
Currais de Cidadelhe

Currais de Cidadelhe
Currais de Cidadelhe


Alto de Cidadelhe





Absedo
Absedo
Absedo
forno

Absedo
tá ali guardado o avental com as vossas "dedicatórias", Obrigado!
Absedo
Absedo






















que moleza Xarah!

pântano





Fojo da Alcântara


Currais Velhos

Curral da Palma













Currais de Ruivós









Pereira

Pincães
Obrigado amigos
Xarah, tás de todo

2 comentários:

  1. Olá Xavier;
    Foi de facto um belo dia e uma bela caminhada em jeito de 'despedida'.
    Excelente convívio entre pessoas do melhor!
    Espero que tudo esteja a correr pelo melhor e que brevemente possamos começar a seguir os teus passos mas agora nos Alpes.
    Tudo de bom amigos!
    Abraços;

    Berto e Mónica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado caríssimos!

      Por aqui as coisas continuam de feição, vai havendo trabalho, tem estado uns fins de semana espetaculares e temos aproveitado à bruta os 3, estamos no nosso habitat natural:)!
      entretanto começo a postar.

      Grande Abraço dos X`s

      Eliminar