Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

06-09-2014 Fieschertal - Barg - Marjelen - Platta - Glacier Aletsch - Burghutte - Unnerbarg, Fiesch, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

O glaciar Aletsch é obrigatório visitar, estávamos só à espera de termos a carrinha para ir dormir lá perto ganhando assim 2 horas de viagem, é outro conforto começar a caminhar sem os habituais kms até ao local de início pela manhã.
É o maior glaciar da europa continental, tem 23km de comprimento e estima-se que o gelo chegue a ter 1km de espessura, é parte da Área Protegida Jungfrau-Aletsch, património mundial da Unesco desde 2001.
É facilmente acessível ao turista graças aos vários teleféricos existentes na área, optámos por subir a pé desde Fieschertal situado aos 1100m na base do vale onde dormimos.
De Fieschertal começamos a ganhar altitude rapidamente rumo a Oeste na direcção de Barg(1520m), onde passamos 45min. depois de começar a caminhar. Mantemos o rumo e saímos da floresta, numa primeira bifurcação aos 1900m seguimos para Norte e um pouco mais à frente numa segunda bifurcação aproximadamente aos 2100m voltamos a seguir para Norte, nos próximos kms o trilho mantém o mesmo rumo e vai contornando as encostas sem grandes desníveis, avançámos sempre "controlados" pelos muitos adeptos do parapente que nos sobrevoavam, passamos por uma placa a indicar Unners Talli e pouco depois recomeçamos a subir até perto dos 2400m onde flectimos para Oeste, nesta subida aproveitámos e íamos comendo os mirtilos que eram aos milhares, alguns minutos depois passamos ao lado da Cabana Marjelen(2360m) e seguimos as placas que indicam o miradouro Platta. 5 minutos depois começamos a ter vista para o glaciar, apesar das nuvens que apareceram logo cedo, o tempo aguentou-se favorável e tudo se proporcionava para ter uma bela primeira impressão deste gigante glaciar, assim foi!
As nossas viagens baseiam-se na vontade de conhecer e apreciar grandes espaços naturais, logo como devem calcular, ficámos impressionados com a brutalidade deste sítio. Ficámos por ali umas duas horas, almoçámos tranquilamente e gastámos o "rolo".
O tem de ser tem muita força e foi isso que nos levou a sair daquele miradouro, mas antes de iniciar o caminho de regresso descemos até a uma das laterais do glaciar para o "toque no gelo" da praxe e para a fotografia de família, ao lado do glaciar, aquela sensação da nossa pequenez toma conta de nós.
Partimos na direcção novamente de Marjele passando ao lado de vários pequenos lagos, na bifurcação seguinte seguimos na direcção do Burghutte.
Descemos rumo ao glaciar de Fiesch e uma hora depois chegamos a nova bifurcação onde podíamos ter descido logo para Fieschertal via glingulwasse mas optámos por continuar no Unesco Tour rumo ao refúgio Burghutte(1750m), esta parte é completamente diferente de até então, passado o refúgio existem 2 caminhos, logo à direita tínhamos uma escada vertical de uns 10m, impossível para a Xarah, seguimos em frente e damos com outra escada não tão vertical mas contudo muito perigoso para a Xarah, já não era propriamente cedo e ficámos algo preocupados.
Voltámos atrás e perguntámos ao guarda do refúgio que me indicou uma outra opção, que era seguir uma pequena levada a Este do refúgio até reencontrar o trilho uns 20minutos depois, assim foi.
Na descida seguem-se uma série de diferentes tipos de bosques, granito à mistura e pequenos chalets encantadores. A parte final foi pela estrada até Fieschertal onde chegámos por volta das 8 da noite num total de 11 horas após termos começado a caminhar, com 3/4 horas para paragens.
Rota fabulosa, circular, cerca de 20km de distância e 1300m de desnível
Vamos aos registos
trilho percorrido

saída de Fieschertal


Barg

Barg






Fiesch Glacier








mirtilo

Fiesch Glacier









a caminho do miradouro Platta
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
video acelerado
nós por cá


360 Platta
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch

nós por cá
Glacier Aletsch
Xarah
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch
Glacier Aletsch


foto da praxe




Glacier Aletsch





Cabane Marjele








uma ou outra parte a requerer alguma atenção

Fiesch Glacier

Burghutte


amanita muscaria



que acolhedor





Fieschertal

2 comentários:

  1. Olá jovens companheiros, é qualquer coisa de outro mundo, é pura e simplesmente maravilhoso, obrigada pela partilha

    Um abraço e felicidades para voces,

    Teixeira/Célita

    ResponderEliminar
  2. Sem comentários meus caríssimos amigos!
    A única coisa que me resta dizer é que tenho saudades vossas!!!
    Abreijos!!!

    ResponderEliminar