04-10-2014 Col des Montets - Lac Blanc - Chalet des Cheserys, Chamonix, Haute-Savoie, Reserve Naturelle Aiguilles Rouges, France

Regressamos a Chamonix para passar o fim-de-semana, queríamos aproveitar este primeiro fim de semana de Outubro para fazer duas caminhadas que já estavam no "baú" há algum tempo, à partida não iríamos encontrar as habituais enchentes normais da época das caminhadas, mas nesta caminhada não foi assim.
Antes de passar o Col des Montets via-se que não havia nebulosidade nos picos do maciço do Monte Branco, tínhamos em vista ir fazer algo para os lados do glacier d'Argentière mas óptamos por estacionar logo no parque do Col des Montets(1429m) e começar logo a caminhar na direcção do Lac Blanc, que goza de um panorama engraçado sobre todo o maciço do Mont-Blanc, por ser uma das caminhadas mais feitas em toda a zona deixámos para Outubro mas nem isso nos livrou da multidão, sem dúvida, a caminhada onde me cruzei com mais pessoas desde que caminho, sobretudo na zona do lago.
Do Col des Montets(1429m) começamos a subir a encosta a Oeste pelo mesmo caminho onde passamos no segundo dia do TMB no ano passado, passada uma primeira fase em que o caminho segue para Norte o trilho começa a ganhar altitude rapidamente, passamos num primeiro miradouro de frente para a Aiguille Vert e Les Drus e as nuvens começaram a formar-se rapidamente, aceleramos o passo para tentar apreciar a vista antes que os cumes fossem tomados pelas nuvens, com hora e meia de caminhada e cerca dos 2100m a subida abranda e é uma questão de minutos até entrar no dito balcão com um panorama espectacular para todo o maciço, a partir dali é usufruir daquele belo trilho.
Continuando para Sul chegamos a uma bifurcação, seguimos para a direita rumo ao Lac Blanc, o nevoeiro começa a entrar a Sul do vale de Chamonix e era certo que numa questão de minutos não iríamos ver nada à frente, nesta zona já estávamos constantemente a passar por caminheiros.
Passamos ao lado dos pequenos lagos de Cheserys e paramos para comer algo, seguiu-se uma curta parte com escadas e minutos depois estávamos no Lac Blanc(2352m) com cerca de 2h30m de caminhada.
Nesta fase o nevoeiro já tinha tomado a paisagem, ainda "namorei" o trilho para o Col des Dards(2790m) mas aquele nevoeiro tinha aspecto de ficar, ainda havia tempo e queríamos caminhar mais.
Decidimos então descer por outro caminho e procurar uma área menos frequentada e se possível sair daquele nevoeiro, perdidos uns valentes metros o Sol volta a brilhar perto do Chalet des Cheserys, ficámos por ali a almoçar e apreciar o cenário.
Repasto tratado continuámos para Norte até reencontrar o mesmo caminho de regresso ao Col des Montets onde chegámos por volta das 17h, tomámos um chá e pensámos sobre o sítio onde íamos dormir, na carta topográfica vimos um parque de estacionamento e um miradouro bem acima de Les Houches, na outra ponte do vale também do lado Francês, que também ficava de frente para o Monte Branco.
Antes de chegar a esse parque existe sinalização a proibir o caravaning, é pena porque tinha sido um sítio engraçado para dormir, jantámos no miradouro enquanto a Lua aparecia por detrás do maciço, enquanto isso explorava um pouco mais as funções da máquina fotográfica, isto das exposições manuais é um vício, graças a isso acompanho sempre o horário e o estado da Lua.
Bateria gasta conduzi novamente até à outra ponta do vale, até Le Tour onde iríamos começar a caminhar no dia seguinte, na viagem carreguei novamente a bateria e em Le Tour tive mais umas horas na "brincadeira".
Vamos aos registos, diários e nocturnos.

apontado ao maciço do Mont Blanc

refúgio

cabredo do monte

bouquetin

vista desde o tal miradouro