Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

18-10-2014 Zermatt - Alterhaupt - Hohbalmen - Arben - Hohle Bielen - Schonbielhutte, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

As previsões para este fim de semana de Outubro apontavam para céu limpo, zero vento, temperaturas agradáveis para a época. Quando saímos de casa ainda não tínhamos decidido para onde ir, partimos em direcção ao Alto Valais e na auto-estrada passou um camião do leite com o desenho do Matterhorn, olhámos um para o outro e ficou logo ali decidido que íamos para Zermatt, verídico!
Ao chegar a Tasch fomos ao posto de turismo perguntar o preço do comboio para Zermatt pois não é possível levar viatura própria até lá e perguntámos também quais os refúgios que tinham a parte invernal aberta, este era o fim de semana indicado para ir usufruir de uma noite num refúgio, claro está que vista para o Matterhorn era um dos requisitos, a escolha calhou mesmo bem.
Malão pronto para pernoita(e que saudades tínhamos de uma mala pesada!), rapidamente apanhámos o comboio, a Xarah não estranhou muito a sua primeira vez numa viagem de comboio, chegamos a Zermatt(1600m) por volta das 11h da manhã(tardíssimo), a quantidade de placas dos caminhos pedestres assusta, são dezenas e dezenas de opções, seguimos em direcção ao centro e ao passar uma igreja saímos à direita seguindo as indicações Alterhaupt, começamos a subir a encosta a Oeste e entramos numa bela floresta, ziguezagueamos por ali fora e 40min depois passamos no refúgio Alterhaupt(1961m) com seu belo jardim de Edelweiss, nesta bifurcação seguimos para Sudoeste e começamos a contornar a encosta rumo ao primeiro miradouro, passamos uma e outra linha de água e o caminho empina serra acima, algum tempo depois chegávamos ao primeiro miradouro de nome Hohbalmen(2665m) onde o Matterhorn se apresenta com toda a sua grandeza, a rota que escolhemos conta com vários miradouros, aliás, durante kms o trilho é um miradouro constante para uma boa parte dos mais de 30 picos com mais de 4000m existentes nas redondezas de Zermatt, entre eles o distante maciço Monte Rosa e claro está, bem mais próximo o Matterhorn, realmente excepcional, é impossível ficar indiferente.
Nesta paragem obrigatória almoçámos, chegamos a este ponto com cerca de 2h30m de caminhada, nesta zona não dá para não pensar em sítios para montar a tenda, repasto tratado e "meio-rolo" gasto continuamos para Oeste durante alguns kms sem grandes desníveis contornando o Matterhorn a Norte.
Algum tempo depois passamos em Schwarzlager(2741m) e começamos a descer gentilmente rumo à base do vale aos 2300m. Ao nosso lado direito começa a aparecer um belo circo que culmina no Ober Gabelhorn(4063m), os leitores mais atentos repararão que em outra caminhada já o tinha fotografado mas de outra perspectiva e outra face(Cab Grand Mountet), continuando ignoramos o caminho que segue para Norte e mantemos o rumo Oeste, 30min. depois passamos no lago Hahle Bielen (2430m) que proporciona umas belas fotografias com reflexos das montanhas circundantes.
Continuamos a subir tranquilamente e com o refúgio já ali o trilho volta a ziguezaguear até lá chegar, nesta parte passamos por 2 americanas que vinham do refúgio, ficámos chocados quando nos disseram que não estava lá ninguém e que estava fechado, as partes invernais normalmente são uma pequena fracção dos refúgios, normalmente nas traseiras, nós tínhamos a certeza que a parte invernal estava aberta, a nossa única dúvida era se haveria espaço para nós.
Chegámos ao refúgio Schonbielhutte(2694m) com 5h45m de caminhada efectiva, por volta das 18h30m, ainda estávamos a pensar que alguém poderia chegar, não queríamos acreditar que num dos melhores fins de semana do ano a nível meteorológico e ainda por cima nas redondezas de Zermatt íamos estar completamente sozinhos, fantástico!
Rachei alguma lenha e fomos para as mesas no exterior aproveitar o cair da noite, jantámos e acendemos o forno a lenha para aquecer o ambiente no interior, o céu estava limpo e estrelado à bruta, com tudo a ajudar foi um dia incrível!
Acordei por volta das 5 da manhã para tentar fazer algumas longas exposições mas era quase lua nova, pouca luz para a máquina, entretanto vi umas 4/5 luzes dos frontais de alpinistas que estavam perto do cume do Matterhorn e fiquei por ali algum tempo, entretanto voltei para dentro, avizinhava-se outro dia estupendo, assim foi...To be continued.
Vamos aos registos 
percurso do Sábado
terminal Tasch-Zermatt
a Xarah no comboio
credo! tanta opção
Zermatt
Matterhorn






Zermatt

Edelweiss
Alterhaupt



Matterhorn


Monte Rosa




Hohbalmen

360 Hohbalmen, must see
Matterhorn

Matterhorn

Matterhorn





nós por cá
desde hohbalmen
desde hohbalmen













Dent d'Hérens à esquerda
Ober Gabelhorn
outra perspectiva do Matterhorn





Hohle Bielen
reflexo do Dent d'Hérens
reflexo do Matterhorn


Matterhorn
Dent d'Hérens

Schonbielhutte


Schonbielhutte
12 lugares em dormitórios
bela vista não?



cabredo

360 Schonbielhutte



por do sol no Monte Rosa



Matterhorn




pouca luz


1 comentário:

  1. Estava a ler o texto e a pensar já ouvi este relato...foi precisamente sobre este dia a nossa última conversa no skype...e de uma forma ou de outra transmitiste o msm entusiasmo ;)
    Abreijos amigos! Explorem o máximo smp com sensatez ;)

    ResponderEliminar