Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

18-01-2015 Le Bois - Bossat - Savolaire - Cabane de Savolaire, Morgins, Portes du Soleil, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Finalmente começamos a sentir alguma evolução na aprendizagem do ski, a neve não podia estar melhor para o nosso nível, muita neve fresca com uns 20/30 cm de "podreuse", magnífico!
Partimos de Le Bois(1200m) entre Morgins e Troistorrents já com as peles de foca colocadas nos skis, após subir um pouco pelo estradão atacamos a encosta com sucessivos ziguezagues, bom para ir treinando as viragens.
Subimos umas duas horas tranquilamente sempre com a Xarah à nossa frente, parámos várias vezes para apreciar o belo dia e o cenário que nos rodeava, é muito diferente o cenário quando as árvores estão carregadas de neve fresca, as montanhas ficam ainda mais mágicas.
 De Savolaire(1645m) continuamos para a Cabane de Savolaire(1699m) pertencente ao CAS secção Monthey, almoçámos por lá na esplanada com vista frontal para os 7 picos que compõem os Dents du Midi, o pico que subi aquando do Tour dos Dents du Midi foi o Haute Cime(3257m), que visto desta perspectiva é o que fica do lado direito.
Repasto tratado voltámos ao miradouro de Savolaire e tirámos as peles de foca para então começar o momento mais esperado, ainda que curta(450m de desnível), a descida!
Com algumas quedas à mistura chegámos ao local de regresso, nada de grave, com neve assim até apetece fazer de propósito para cair, a Xarah por vezes ainda se mete à frente dos skis, é uma situação que temos que corrigir se queremos que ela nos continue a acompanhar nestas andanças do ski de rando.
Ao chegar ao carro sentimos a ferradela do vício do ski, já estamos agarrados! Grandes caminhadas no verão e ski de rando no inverno, adoramos esta Suiça e é principalmente por isso que estamos aqui!
Alguns registos deste maravilhoso dia.




Tixa a preparar-se






a parte mais "inclinada" de toda a descida



Xarah
Tixa
Pointe de Bellevue


eu e a Xarah







ao longe Sommet des Diablerets, Muveran, Dent de Morcles...

Xarah


Dents du Midi




eu e a Xarah
Xarah acarvada na podreuse


Savolaire




a Tixa e a caçadora do nada, a Xarah!





Cabane de Savolaire e a vista frontal para os Dents du Midi


Dents du Midi


nós por cá
Cabane de Savolaire


toca a descer




regresso ao carro

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Viva Alberto,

      Agora ao ler o comentário é que me lembrei que nunca mais te disse nada depois de teres falado da tua lesão, que falha, não respondo na hora depois fico com a ideia que respondi!
      Espero que já estejas recuperado e pronto a regressar à montanha, as paragens forçadas custam tanto!

      Um abração para vocês dos X`s

      Eliminar