30-08-2015 bivouac - Cabane de Tracuit - Turtmann glacier - Bishorn - Zinal, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica
distância: 18,8km
subida total: 1330m
descida: 2300m
altitude máx: 4150m
altitude min: 1700m
caminhada efectiva: 8h30m
tipo: linear
track: aqui

A tosse da Tixa continuava quando acordámos por volta das 4h30m, as esperanças de subir ao Bishorn eram diminutas, íamos pelo menos tentar subir até à Cabana de Tracuit e depois logo se via, tomámos o pequeno almoço, deixámos a tenda montada e todo o material que não íamos precisar ficou lá dentro, a tenda passava despercebida a quem passasse pelo trilho.
Como estava lua cheia não foi preciso sequer utilizar os frontais, com uma hora de caminhada passamos pela Cabana de Tracuit, isto por volta das 6h10m, normalmente o pessoal que dorme na cabana começa a ascenção ao Bishorn(4153m) às 6 da manhã, quando chegámos ao início do glaciar Turtmann ainda havia pessoal a calçar os crampons, convinha que nos colássemos a eles porque na fase inicial não existe traço e tem que se seguir o caminho certo caso contrário andamos às voltas enquanto contornamos as fendas no gelo, felizmente a tosse da Tixa acalmou, é como se o organismo dela tivesse gostado da altitude, tudo se encaminhava para fazermos o nosso primeiro 4000 neste belo dia.
Calçamos os crampons, encordamo-nos e seguimos atrás de dois alemães, passamos ao lado de umas 20/25 fendas numa fase em que o percurso sobe suavemente, passada esta parte é bem visível o traço, apontamos para Norte na direcção de um pequeno colo, a partir deste colo o glaciar encontra-se bem coberto e faltam uns 600m de desnível até ao cume. Devagarinho lá fomos subindo, enquanto isso íamos cruzando vários grupos que já estavam a descer e que confirmavam que se estava muito bem lá em cima, nós e os 2 amigos alemães éramos os últimos e quando chegámos ao Bishorn(4153m) não havia ninguém, que sonho!
Ficámos no cume mais de uma hora, céu completamente limpo, zero de vento e uma temperatura super agradável dada a altitude a que nos encontrávamos, melhor era impossível.
As vistas são fenomenais, a Este as montanhas de Mischabel e o Monte Rosa, a Sul a assustadora face Norte do Weisshorn que impressiona, continuando para Sul, o Dent Blanche, mais ao fundo o maciço do Monte Branco, continuando para Oeste os Dents du Midi, Muverans e companhia, enquanto que a Norte é possível ver a língua do glaciar Aletsch, a região do Jungfrau e o Val de Conches, soberbo.
Por volta das 11h30m decidimos regressar, tinha mesmo que ser, descemos à mesma hora que os alemães para evitar a neve tipo sopa, nem consigo explicar o quão felizes íamos na descida, sempre na galhofa. Felizmente só na parte final do glaciar é que apanhámos essa tal sopa e atravessámos algumas fendas com muita precaução, não queríamos ter nenhuma surpresa desagradável. Por volta das 14h passamos na Cabane de Tracuit e aqui sim foi o momento de celebrar o nosso primeiro 4000, despedimo-nos dos alemães que creio que ainda iriam ficar mais uma noite na cabana e regressámos ao local onde tínhamos a tenda, ao passar na cabana já tínhamos perdido um desnível importante de 800m, faltavam agora mais 1600m para voltar a Zinal(1675m).
Não conseguimos encher as garrafas de água na cabana pelo que descemos à tenda, arrumámos tudo e baixámos até aos 2700m onde parámos ao lado de uma linha de água, tão fresca, tão boa!
Almoçámos por ali super tranquilos, isto eram umas 15h30m.  Repasto tratado continuamos a longa descida pelo caminho mais curto e por volta das 18h estávamos de regresso a Zinal, cansados, acima de tudo pelo facto de termos descido tanto, mas felizes, tão felizes!
Da Cabana de Tracuit(3256m) até ao Bishorn(4153m) são umas 3h/3h30m e do Bishorn a Zinal(1700m) umas 5/6h.
E pronto, assim foi esta nossa aventura numa introdução ao alpinismo.
Vamos aos registos

360 Bishorn
Zinalrothorn à esquerda
Weisshorn e Zinalrothorn
luzes na Cabane de Tracuit




Cabane de Tracuit
Bishorn à esquerda






Bishorn à direita











granda maluco
Bishorn
montanhas de Mischabel à esquerda e Monte Rosa à direita
é já ali
Monte Rosa e Weisshorn
Dent Blanche à esquerda e bem mais distante à direita o Mont Blanc
panorama Norte

glaciar de Aletsch ao centro

Dent Blanche
Weisshorn
uma vez mais
nós no Bishorn

montanhas de Mischabel
Monte Rosa





é lindo este Weisshorn

















Turtmann glacier




Cabane de Tracuit



Weisshorn ao centro
Val d'Anniviers
foi tipo top