06-02-2016 Ravoire - Arpille - Mont de l'Arpille, Martigny, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Num dos livros das edições Olizane sobre itinerários de ski de rando aparece este percurso que apresenta um grau de dificuldade fácil, pareceu-nos bem para este Sábado.
Ao passar em Martigny notamos logo que a aquela região do baixo Valais tem mais neve que a região onde moramos, o Chablais. Antes de chegar ao Col de la Forclaz saímos para Ravoire(1250m), onde iniciámos o percurso logo com os skis calçados, ganhamos altitude pelo interior da floresta durante uma hora, perto de Arpille(1600m) a floresta fica menos densa até que em Arpille a paisagem torna-se numa grande chã com pouca inclinação e é facilmente identificável o objectivo, o Mont de l'Arpille(2085m), é um belo local para praticarmos o fora de pista.
A neve uma vez mais estava impecável, muita neve fresca, uma hora depois de passar em Arpille chegava ao Mont de l'Arpille(2085m), ao longo da subida, nas minhas costas iam-se alargando as vistas para o vale do Rhone, no Mont de l'Arpille(2085m) tirei as peles de foca dos skis e desci pelo mesmo caminho, desta feita a neve manteve-se top até regressarmos ao local de início, foi uma descida bem positiva, esquiar começa a ser cada vez mais interessante e viciante!
À semelhança do Pointe de Bellevue, este é um óptimo percurso para praticar o fora de pista.
Alguns registos
360 Mont de l'Arpille
 local de início
 Le Catogne à direita











 Grand Combin

 umas boas dezenas de cms de neve fresca


 Mont de l'Arpille
 e o vale do Rhone nas nossas costas







 Mont Blanc ao centro envolto nas nuvens


 Grand Combin
 vale do Rhone
 Dent de Morcles à esquerda e Grand Chavalard à direita

 panorama E

Sem comentários:

Enviar um comentário