04-06-2016 Bitsch - Zum Massaweg - Gibidum - Knebelbrucke - Tal - Flesche, Haut-Valais, Suisse

ficha técnica:
distância: 15km
altitude máx: 1831m
altitude min: 998m
caminhada efectiva: 6h
tipo: circular

Uma vez mais, o destino deste fim de semana foi a região de Brig, no Alto Valais. Neste Sábado percorremos o canhão formado pelo rio Massa, alimentado pelo maior glaciar da Europa, o Aletsch, uma vez mais caminhámos vários kms em percursos de levadas, impecável.
A meteorologia não estava top, volta e meia lá vinha uma chuvada mas estávamos equipados para.
Uma vez mais pensámos numa volta circular, e que belo percurso este. Começámos um pouco acima de Bitsch, numa parte em que o trilho cruza a estrada, pouco depois de iniciarmos continuamos para N, na primeira bifurcação até ao ponto 1198m, nova bifurcação e seguimos as placas que indicam Zum Massaweg, é a partir deste ponto que entramos na levada, primeiro avançamos pelo interior da floresta e pouco depois contamos com vistas desafogadas, ladeamos a encosta numa parte com correntes e começamos a flectir para N na direcção do canhão, a caminhada é muito interessante. Após vários kms a caminhar para N, sempre bem acima do Rio Massa, chegamos a uma bifurcação em Gibidum(1339m) onde começou a chover, subimos para E até ao ponto 1761m, Rotbruch, flectimos para S e o trilho decorre vários kms pelo interior da bela antiga floresta percorrendo a mesma encosta donde tínhamos andando mas 400m acima e no sentido inverso, praticamente sem desníveis, esta é outra parte muito interessante do trilho. Voltamos a ladear a encosta para E após passar em Knebelbrucke e começamos a descida em Obers, passamos em Tal(1475m), em Fure(1412m) e pouco depois reencontramos o trilho da subida, apesar de já passar das 20h estávamos por nossa conta, íamos dormir na carrinha estava-se bem. Seguimos então para Flesche, percorrendo uma alternativa bem mais longa, em Flesche(1110m) voltamos a caminhar ao lado de uma levada durante umas centenas de metros até bem próximo do carro, o trilho passa também mesmo ao lado de uma quinta que calculo que faça cricação de Lamas, pelo menos andavam por ali uns 20, que seres castiços.
Pouco depois chegávamos ao ponto de partida de mais uma bela caminhada, jantámos e pensámos para onde iríamos dormir.
Vamos aos registos

flora com fartura

bela floresta

parte com correntes, quase que desnecessárias

a outra encosta

barragem Gibidum
água a mais

outra floresta espantosa

árvores carregadas com velhos por todo o lado