Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

29-10-2016 Tsalet d'Eison - Pas de Lona - Cab. des Becs de Bosson - Pointe de la Tsevalire, Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 11,1km
subida total: 940m
descida: 940m
altitude máx: 3026m
altitude min: 2150m
caminhada efectiva: 4h30m
tipo: circular
cotação : T2
track: aqui


video do dia

Que belo Sábado, esta semana teve bom tempo e temperaturas acima da média, aproveitei para fazer mais uma ascensão a um pico 3000.
Nova incursão no Val d'hérens, a ideia passava por subir aos Becs de Bosson(3149m), acabei por interromper a subida a este pico e passei pelo Pointe de la Tsavolire(3026m), situado mesmo ao lado da cabana Becs de bosson.
É possível levar o carro até bem alto, antes de chegar a Evolène viro para St. Martin, continuo direcção a Eison e antes de lá chegar existe uma estrada que sai à esquerda e sobe até Tsalet d'Eison, a uns simpáticos 2140m de altitude, o sítio também é conhecido como o parque de estacionamento da cabana Becs de bosson.
Deste ponto o caminho começa logo em trilho de pé posto pelo interior da floresta que se encontra com as cores outonais ao rubro, subo alguns minutos, por volta dos 2250/2300m saio da linha de árvores, ladeio a encosta, desemboco num estradão o qual sigo durante alguns minutos até L'A Vielle(2380m). Neste ponto sigo para o interior do vale em direcção ao Pas du Lona(2786m), a neve apareceu uns 100m abaixo do colo, chego ao colo com 1h10m de caminhada e com 4,7km percorridos, um bom ritmo.
À chegada ao colo fico impressionado com a bela vista para leste, os habituais Weisshorn e Bishorn destacam-se na paisagem, assim como os Becs de Bosson a norte. Continuei para a cabana Becs de Bosson(2983m) onde passo uns 20min depois, daqui sigo para o Col des Becs de Bosson(2942m), situado na aresta leste, a face Sul dos Becs estava sem neve, era um bom sinal, chegado ao colo atacamos, eu e a Xarah, a aresta rumo ao pico, por volta dos 3050m encontro um obstáculo, uma parede vertical de 4m equipada com duas cordas, para mim não foi um problema mas pela primeira vez a Xarah não tinha alternativa. Mandei-a sentar e continuei sozinho mas logo de seguida apanhei uma outra parte em que é obrigatório estar concentrado, como não estava bem seguro e ainda por cima preocupado com a Xarah decidi abortar ali a uns 10min do pico.
Regressei então ao colo e posteriormente à Cabane Becs de Bosson(2983m), daqui continuei para Oeste, desci para um pequeno colo onde fico com o Pointe de Tsavolire(3026m) mesmo à minha frente, não havia um único traço na neve mas parecia evidente, subi pela aresta Este e uns 15min depois chegava ao topo deste simpático pico, as vistas são semelhantes às da cabana, ou seja, espectaculares! Dezenas de 4000 e um 360 genial! Aproveitei para comer algo e desci pela aresta oeste, fazendo assim a travessia do pico, muito bonito! Sigo pela cumeada do vale de Rheny, sempre trilho marcado, num pequeno colo desço a encosta para oeste e numa altura em que o trilho flecte para sul para L'A Vieille(2370m) abandono o trilho marcado e desço a festo rumo ao local de partida. Dia forte em sensações e paisagens, muito bom.
Vamos aos registos

Mont de l'étoile, Aiguilles Rouges e Pointe de Vouasson
 bela floresta









 L'A Vieille



 Bishorn e Weisshorn
 panorama O
 zoom ao Bishorn e Weisshorn
 Mont Blanc ao centro

 panorama SE


 Becs de Bosson

 Cabane des Becs de Bosson


 a caminho do Col des Becs de Bosson

 subida para os Becs de Bosson



 Mont Blanc ao centro

 parte com corda, a Xarah aqui é impossível subir
 zona onde abortei


 Pointe de la Tsevalire

 Zinalrothorn e Ober Gabelhorn
 Becs de Bosson
 Pointe de la Tsevalire


 cruz no Pointe de la Tsevalire


360 Pointe de la Tsevalire
 panorama O

 panorama E

 Mont Blanc
 Dents du Midi, Dent de Morcles, Dent de Favre, Petit Muveran, Grand Muveran
 Diablerets e Oldenhorn

 Bishorn e Weisshorn
 Zinalrothorn e Ober Gabelhorn
 Dent Blanche e Sasseneire
 panorama E
 a Xarah

 nós no Pointe de la Tsevalire


 descida pela aresta O


 Becs de Bosson e Pointe de la Tsevalire






regresso ao local de início

Sem comentários:

Enviar um comentário