Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

31-12-2016/01-01-2017 Arolla - Plans de Bertol - Cabane de Bertol - Col de Bertol - Arolla, Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

ficha técnica
distância: 17km
subida total: 1300m
descida: 1300m
altitude máx: 3311m
altitude min: 2000m
caminhada efectiva: 6h(subida) 3h(descida)
tipo:linear
track: aqui

video dos 2 dias

Uma vez mais o fim apresentava-se com céu limpo mas muito frio, temos muito respeito à neve, é um mundo ainda a compreender, não neva há um mês e meio, pensava que para onde quer que fosse ia estar tudo gelado e com crampons podíamos fazer a rota que quiséssemos, como estava enganado.
Com a certeza de bom tempo escolhemos uma das cabanas mais espectaculares e mais altas dos Alpes, a Cabane de Bertol(3311m), só por si a subida à cabana ia ser um grande desafio, a ideia no dia a seguir mediante as condições da neve seria ir à Tete Blanche(3700m), mas isto eram só ideias.
Partimos cedo de Arolla(1968m), encontrava-se tudo gelado, o caminho foi o mesmo que o descrito aqui. Até Plans de Bertol(2680m) a progressão fez-se a um bom ritmo e a neve estava bem gelada, a partir deste ponto começou o terror, os acarvanços até ao joelho sucediam-se e nós sempre na esperança que mais para a frente íamos encontrar gelo duro e íamos colocar os crampons, bem nos enganámos, não existia traço o que tornava a coisa mais difícil, a meio da subida entre Plans de Bertol e a cabana conhecemos um outro casal que também iam passar a noite a Bertol, isto eram umas 3 da tarde e estávamos convencidos que em uma hora chegaríamos ao refúgio, como estávamos enganados! A neve continuava uma grande cagada, aos 3150m já com a cabana ali ao pé foi quando as coisas começaram a ficar sérias, tínhamos bastante dificuldade em avançar, a Tixa deixou de sentir as mãos, e sol já se tinha posto, estávamos hesitantes em voltar para trás, quando disse ao outro casal que íamos descer, o rapaz disse logo que isso não era opção, depositou a mala um pouco acima e veio ajudar-nos, e que ajuda, foi essencial, foi extremamente difícil atingir as escadas que sobem para a Cabane de Bertol(3311m)com a neve a acarvar entre o joelho e a cintura. Quando atingimos as escadas já quase não havia luz natural, subimos rapidamente em modo de sobrevivência e tratamos logo de acender a salamandra. No verão demoramos umas 3h30m entre Arolla e a cabana, neste 31 de dezembro demorámos 6h30m.
Que vitória chegar à cabana, uma vez o refúgio quente estávamos todos muito bem, foi uma noite de convívio impecável.

A ideia do outro casal também era passar pela Tete Blanche no dia seguinte, no domingo de manhã apreciámos o nascer do sol, tomamos o pequeno almoço e o outro casal foi o primeiro a descer, como o rapaz é alguém entendido na matéria fez a análise do estado da neve no glaciar mont miné, por onde seguiríamos para a Tete Blanche, a análise foi muito rápida, a neve estava como na subida para a cabana, 10cm de neve gelada que partia e afundava até ao joelho, é duro progredir assim e extremamente perigoso pois a qualquer momento podemos cair numa crevasse. Posto isto ele fez-me sinal que o estado da neve não era óptimo. Visto que já não íamos à Tete Blanche ficámos algum tempo mais na cabana a desfrutar daquela paisagem fenomenal. Por volta das 10h iniciámos o regresso, na íntegra pelo mesmo caminho, é verdade que nem eu nem a Tixa estamos muito à vontade , ainda, no alpinismo mas foi fácil e engraçado descer as escadas que ligam à cabana. 3h45m depois de iniciarmos a marcha regressávamos a Arolla felizes e contentes começando muito bem este 2017!

Vamos aos registos
timelapses Cabane de Bertol
Arolla

Mont Collon









Les Bouquetins


Aiguilles Rouges d'Arolla ao centro


Plans de Bertol



à direita o Col de Bertol e pendurada no pico ao centro esta a Cabane de Bertol






adeus Sol





Bom dia
Bom ano 2017

Dent Blanche, Matterhorn e Dent d'Hérens

Pigne d'Arolla
Le Pleurer, La Sale, Pointe du Vasevay, Pointe des Chamois




Matterhorn
Dent d'Hérens

Dent Blanche

Cabane de Bertol
Cabane de Bertol






Dent Blanche
refugio de inverno



Matterhorn e Dent d' Hérens, ao centro o pico onde queriamos ter ido neste dia, Tete Blanche




Pigne d'Arolla




Cabane de Bertol


panorama desde Col de Bertol

360 Col de Bertol



Mont Collon e Petit Mont Collon




nos por ca


Sem comentários:

Enviar um comentário