16-4-2017 Tennen - Bisse de Tenneri - Bisse d'Ergisch - Hubschweidi - Tuminen, Turtmann, Valais, Suisse

ficha técnica:
distância: 19,41km
altitude máx: 1335m
altitude min: 657m
caminhada efectiva: 5h
tipo: circular

Bisse de Tenneri

Bisse d'Ergisch

A zona de Turtmann situa-se à entrada do Alto Valais, entre os vales de Zermatt e Anniviers, é normalmente um vale pouco frequentado e esta caminhada comprovou isso mesmo, em 20km não passamos por uma única pessoa.
Procurámos pelo início da bisse de Tenneri, não há muita informação na net sobre esta levada, não foi fácil encontrar mas lá demos com Tennen(650m) perto de Gampel, na base do vale do Rhône. Nos placares amarelos não existe qualquer referência a bisse de Tenneri, mas vê-se bem a levada, seguimos direcção Turtmann, perto de Trogere termina a levada, seguimos para Ergisch e começamos a ganhar altitude, uma meia hora depois passamos em Ergisch(1090m), passamos a localidade e saímos para Sul, subimos até aos 1140m onde começa a levada, uma placa de madeira indica Wasserlatte, esta é das levadas mais selvagens, inóspita e espectaculares que já fizemos, várias partes  expostas. Umas horas depois chegamos ao ponto onde a levada é alimentada, Hubschweidi(1300m). Neste ponto analisámos a carta e descemos pelo outro lado de vale, bonita a descida até Tuminem(909m), em várias ocasiões olhávamos para a montanha para tentar ver a levada onde tínhamos passado, até metia impressão a verticalidade da encosta. De Tuminem contornamos a encosta de encontro à levada de Tenneri, por onde regressámos ao ponto de partida, uma óptima caminhada numa bela zona.