17-06-2017 Mattmark - Stellipass - Nollenhorn, Saas-Fee, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 13,41km
subida total: 1150m
descida: 1150m
altitude máx: 3184m
altitude min: 2170m
caminhada efectiva: 5h30m
tipo: parcialmente circular
track: aqui
cotação: T4


video do dia

Este mês de Junho tem sido impressionante, muito calor, a neve tem desaparecido rapidamente.
Neste Sábado tentei fazer o primeiro 3000m da época, não estava com grandes esperanças mas foi fácil, a neve existente nunca prejudicou a progressão.
Partimos da barragem de Mattmark(2170m) situada no vale de Saas-Fee, tendo em conta que estava um dia magnífico para caminhar achámos que andavam por ali poucas pessoas, durante a caminhada, assim que saímos da zona da barragem não vimos ninguém.
Começamos por passar pelo muro da barragem, passado o muro continuámos para sul, alguns minutos depois numa primeira bifurcação saímos à esquerda seguindo as placas que dizem Ofutal, começamos a subir em zigue-zague escassos minutos e continuamos para S/SE, numa segunda bifurcação voltamos a sair à esquerda, seguindo uma vez mais Ofutal, uns 5/10minutos depois duas pequenas mariolas(+/-2400m) a um metro à esquerda do trilho indicam o rumo a seguir.
Abandonámos o trilho marcado e invertemos completamente o rumo da marcha passando a caminhar para NE, ganhamos progressivamente altitude, uns 25/30 minutos depois uma mariola grande à direita marca nova mudança de direção, subimos para Este rumo ao Stelipass(3035m) por um caminho sempre bem mariolado, entretanto é bem visível o pico onde queremos ir.
O Nollenhorn fica à esquerda do colo mas à direita temos o Stelihorn(3400m), um simpático T4 a fazer numa próxima. Passamos no Stelipass com 2h20m de caminhada, o restante do percurso é feito pela aresta S/SE do Nollenhorn, por diversas ocasiões tive que me desviar da aresta porque a Xarah não era capaz de escalar certos rochedos , de resto é uma aresta acessível e a ultima parte da ascensão é bem mais fácil.
Cheguei ao Nollenhorn(3185m) com 3h05m desde a barragem, as vistas são interessantes, Monte Rosa, Strahlhorn, Rimpfischhorn, Allalinhorn, Alphubel, montanhas de Mischabel, bem mais distante o Bietschhorn.
Apreciada a vista iniciei a descida, desci a festo para Oeste evitando regressar ao Stellipass, reencontrei o trilho da subida bem mais abaixo, (+/- 2700m), o resto foi feito pelo mesmo caminho, ao passar novamente na barragem vimos um grupo de bouquetins que andavam por ali na zona do muro da barragem, pouco depois regressávamos ao local de início.
Animais vistos: 1 chamois na aresta, uns 20 bouquetins, várias marmotas e algumas perdizes.
Chegados ao carro fizemos o jantar e fomos dormir para a região de Mund onde iríamos fazer uma estrondosa caminhada no dia seguinte.
Vamos aos registos deste Sábado

 Barrage de Mattmark



 as mariolas onde abandonamos o trilho marcdo


 Alphubel
 Allalinhorn
 a Xarah

 perto do Stellipass

 Monte Rosa



 Strahlhorn, Rimpfischhorn, Allalinhorn, Alphubel

 Stelli e Stellihorn



 chamois ao centro





 Nollenhorn à vista
 Stellihorn e Stelli


 Allalinhorn, Alphubel, Taschhorn, Dom, Lenzspitze


 Monte Rosa
 Strahlhorn
 Rimpfischhorn
Allalinhorn
 Alphubel
 Taschhorn, Dom e Lenzspitze
 Weissmies



 Nollenhorn
 Nollenhorn




 
 que pausa...
 o Bietschhorn









1 comentário: