15-10-2017 Zermatt - Alterhaupt - Trift Hotel - Triftchumme - Platthorn(3345m) - Mettelhorn(3405m) - Recheten, Valais, Suisse

ficha técnica:
caminhada efectiva: 9h
tipo: parcialmente circular
cotação: T4/F

A caminhada ao Platthorn(3345m) e o Mettelhorn(3405m) estavam guardados para um dia que tivéssemos a certeza que ia estar céu limpo, foi o caso deste Domingo.
Acordámos às 6 da manhã, tratámos do pequeno almoço e arrancámos rumo a Tesch, apanhamos o comboio e chegamos a Zermatt por volta das 9 da manhã.
Começámos da gare de Zermatt, passamos no centro, seguimos as indicações Alterhaupt(1961m) onde passamos com uns 40 min de marcha, uma boa meia hora depois passo em Trift(2337m), flectimos para norte subindo gradualmente, uma hora depois começamos a ver um dos primeiros picos deste dia, o Platthorn(3345m), a caminhada é longa até ao colo Furggji(3166m), chegados ao colo ficamos com o Platthorn(3345m) à direita, e do lado de lá do glaciar o Mettelhorn(3405m).
Começamos por subir ao Platthorn onde chegamos com 4h30m de caminhada, ficamos por ali uma boa meia hora a apreciar o belo cenário.
Voltamos ao colo e a Tixa ficou com a Xarah no colo enquanto dei uma saltada ao Mettelhorn, atravessei o pequeno glaciar que se encontra bem coberto, tirando uma crevasse que se encontra visível, passado o glaciar ataquei a última subida, do colo ao Mettelhorn(3405m) demorei uns 25 min.
No topo do Mettelhorn(3405m) fiquei por ali uns 20 min , o cenário é parecido com o do Platthorn, mas a vista para as montanhas de Mischabel é impressionante, dezenas de 4000m.
Apreciado o cenário regressei pelo mesmo caminho ao encontro das minhas coisas boas, descemos pelo mesmo caminho até Triftchumme, deste ponto seguimos por outro caminho, direcção Wisshorn mas sem subir ao pico, contornamos a encosta e descemos para Zermatt, bem interessante este percurso.
Às 18h regressávamos à Gare de Zermatt com uma bela caminhada de uns 26km, 2000m de desnível e umas 8h30m de caminhada efectiva. Haute Cime(3257m) no Sábado, Mettelhorn(3405m) no Domingo, que fim de semana brutal!!!
Vamos aos registos

Cervin e Dent d´Hérens

no Mettelhorn
hora de regressar

seguramente uma das montanhas mais bonitas dos Alpes este Weisshorn!