04-11-2017 Ferpècle - Le Torrent du Perroc - Les Rosses - Pointes de Mourti(3529m), Val d'Hérens, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 11,08km
subida total: 1735m
descida: 1735m
altitude máx: 3529m
altitude min: 1828m
caminhada efectiva: 5h45m
tipo: linear
track: aqui
cotação: T4/T5


video do dia

Um último pico antes da chegada do Inverno, Pointes de Mourti é o nome comum dado aos 2 picos, 3529m e 3564m. Supostamente é possível aceder ao mais pequeno, 3529m, a informação que tinha é que se trata de um T4+. Perto do pico tive dúvidas por onde deveria passar e o terreno é bem inclinado, a meu ver trata-se de um T5.
Comecei em Férpecle, subo um pouco pela estrada, passo numa buvette e continuo pela estrada, mas o bom caminho será sair à esquerda logo assim que se passa a buvette e antes de passar a linha de água.
Continuo para SE e começo a ver um trilho que sobe para Les Rosses, que será a boa direcção, num cruzamento com 4 caminhos segui para Este à beira da linha de água, logo percebi que deveria ter continuado para norte no cruzamento.
Depois de andar um pouco fora de trilho continuei para norte e apanho o trilho, não marcado mas presente.
Continuo a subir para Este, o trilho nem sempre é visível, uns 45 min depois passo em Les Rosses onde começo a ver lá ao fundo o pico para onde queria ir. A partir deste ponto não há trilho, nem mariolas(ou não as vi), vou avançando à medida que vou procurando o melhor caminho para atingir a grande barra rochosa(3260m)que antecede a última subida para o Pointe de Mourti(3529m).
Cheguei a esta barra rochosa com 2h30m de caminhada e aqui hesitei, não sabia se atacava logo ali a aresta ou contornava a barra rochosa a Sul aproveitando que ainda não tinha neve nenhuma. Optei por contornar a barra rochosa e subir por uma corga bem íngreme que me leva a um pequeno colo(3400m) situado entre a barra rochosa e o pico, ao olhar para trás não me deu vontade nenhuma de descer por ali.
Deste pequeno colo a neve já apresentava acumulações na ordem dos 30cms, lá fui subindo devagar e cuidadosamente, uma ou outra passagem mais exposta, a utilização dos 4 membros é obrigatória.
Com 3h25m chegava ao pico 3529m, o pico mais baixo das Pointes de Mourti. Tive no máximo 10 minutos no pico, a hora já ia avançada e estava um pouco preocupado com a descida já para não falar que o tempo ameaçava neve e fazia um frio incrível.
Iniciei a descida e no tal primeiro colo continuei pela cumeada da barra rochosa, vi uma mariola que me deixou tranquilo mas a descida para Oeste desta barra rochosa tem seguramente 2/3 passagens de escalada, um sério T5.
Lá fui descendo com bastante cuidado, tenho sempre presente que estou sozinho e que se alguma coisa me acontece estou tramado.
Passada esta parte respirei de alívio, parei para comer algo e retomei a descida a um bom ritmo, com 2h20m regressava ao local de partida, belo desafio para terminar a época, venha de lá a neve e toca a tirar os skis da cave!
Alguns registos





na subida passei esta linha de água para a voltar a passar mais acima, na descida mantive-me sempre do mesmo lado e vim ter ao carreiro que sai à esquerda na fotografia





 Les Rosses








 Tsa de l'Ano, belo percurso

contornei a barra rochosa pelo lado direito
 depois vi que para descer mas valia procurar alternativa
 quase lá
 mais um bocadinho
 panorama N
 Lac de Moiry
 o outro pico que constitui as Pointes de Mourti(3563m)

 panorama S, nublado...
 panorama E




 quase que se mostrava o Dent Blanche


 ok, toca a descer

 onde tinha estado

 e o tempo ficou melhor





Sem comentários:

Enviar um comentário