24-03-2019 Cergnement - Solalex - Anzeinde - Col des Essets - Col des Chamois Sud, ski-rando, Vaud, Suisse

ficha técnica:
Caminhada efectiva - 4h
descida a skis: 1h
track: aqui

Neste fantástico Domingo percorremos um clássico, o Col des Chamois.
Levantamo-nos às 5h45m e chegámos ao local onde iniciamos o percurso pouco depois das 7h30m, uma hora correcta dadas as condições de Primavera deste Domingo.
A estrada está aberta até pouco depois de Les Pars, por volta dos 1290m.
Começamos pelo estradão que apresenta uma bela camada de neve ainda, uns 25min depois passamos em Solalex, zona que só conhecíamos de Verão, mas tem o seu charme coberto de neve.
De Solalex continuamos a subir para Anzeinde onde o cenário se apresentava magnífico, deixamos a cabana Barraud do nosso lado direito e seguimos para o Col des Essets que conhecemos desde a altura em que fizemos o belo Tour d’Argentine.
Continuamos para Sul rumo ao glaciar de Paneirosse, completamente coberto de neve, por volta dos 2500m a Tixa decidiu ficar por ali, já levávamos 1200m de desnível, e quando gastamos as baterias na subida a descida deixa de ter piada.
Continuei para o colo tranquilamente, mesmo antes de o atingir existiam várias conversões onde não convinha escorregar, com 4h de caminhada chegava ao Col des Chamois Sud(2660m), o cenário mantinha-se maravilhoso, o Grand Muveran apresenta-se com todo o seu estilo.
Troquei contactos com um senhor que tinha chegado ao colo momentos antes de mim, ficou admirado de ver um português a fazer pele de foca, é bom conhecer malta, quero deixar de fazer ski-randonnée sozinho.
Seguiu-se a descida, a neve estava ao top, ainda não estava sopa, foi uma descida maravilhosa que nos durou uma boa hora, tipo top.
Às 3 da tarde estávamos de regresso ao local de início, que dia fabuloso.