06-07-2019 p1900m - Challand d'en Haut - Pointe de Penne - Le Beaufort(3048m) - Six Noir - Combe de Challand, Val d'Entremont, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

ficha técnica:
Distância - 12,83km
Subida total - 1170m
Descida total - 1170m
Altitude Max - 3048m
Altitude min - 1900m
Tipo - circular
Caminhada efectiva: 4h30m
track: aqui


video do dia

Depois de um Inverno rigoroso comecei tarde este ano as caminhadas aos 3000m, para ´inaugurar’ a época dos 3000m escolhi o Le Beaufort(3048m), situado no Val d’Entremont e que tive a oportunidade de o ter feito com os esquis no início deste ano.
Não existe trilho para este pico mas o caminho é relativamente tranquilo.
Levei o carro até ao ponto 1900m onde acaba a estrada alcatroada, começo por seguir as indicações Challand d’en Haut.
Primeiro o trilho segue por um estradão e em Challand(2070m) passa a trilho de pé posto. Subo pelo trilho a Sul da Torrent de La Croix que corria com uma força brutal. Entro na Combe de Challand e sigo para a aresta Tita de Bou, bela aresta e um belo trilho. Com 1h20m de caminhada passo na Pointe de Penne(2781m), primeiro pico do dia, fiquei por ali alguns minutos a contemplar e analisei bem a aresta Oeste do Le Beaufort(3048m) por onde tinha pensado subir. Vista do pico a aresta tinha bom aspecto, desço a um pequeno colo entre a Pointe de Penne e o Le Beaufort e abandono o trilho marcado para atacar a aresta, em algumas secções as mãos dão uma ajuda mas nunca chega a ser uma aresta técnica.
Com 2h10m chegava ao pico, o tempo degradava-se rapidamente, o maciço do Monte Branco encontrava-se completamente coberto mas as vistas para o Mont Vélan(3726m) e para o lado do Grand Combin estavam bonitas.
Contemplada a vista e depois de ouvir trovoada ao longe retomei a caminhada, desci pela aresta Norte e subi ao Six Noir(2820m), terceiro pico deste dia.
Do Six Noir desci para o interior da Combe de Challand que segui até Challand d’en Haut(2221m), daí desci para Azerin e de Azerin ao carro foi um pulo.
Bela forma de começar a época dos 3000, um simpático percurso T3 circular, impecável. 
Vamos aos registos.
local de início





 Challand d'en Haut
 Bonhomme du Tsapi

 subida para a aresta




 Mont Vélan





 maciço do Monte Branco
 Pointe de Penne
 Mont Vélan


 Le Beaufort
 a aresta para subir ao Le Beaufort





 a chegada do mau tempo





 Grand Combin
 no Beaufort





 Le Beaufort
 a aresta por onde desci


 Six Noir

a aresta de subida à direita e da descida à esquerda




 Combe de Challand



Sem comentários:

Enviar um comentário