03-04-2011 Leonte - Curral de Maceira? - Junco - Camalhão

Nos inicios de Março em mais uma incursão até Leonte, saltou-me à vista um curral que nunca tinha dado pela existência dele, tinha que se confirmar! Até darmos com o curral de Maceira? recebi mais uns esclarecimentos sobre esta fantástica serra, nomeadamente o nome correcto de certos sítios, como o Junco . Tal como o Rui , se alguém souber mais sobre o dito curral de Maceira? que comunique, esta num sítio magnifico, e aparentemente a única forma de sair de lá ou é subir novamente para o Mourô ou descendo rumo ao Prado da Mijaceira, que é mais um objectivo para breve. o local escolhido para passar a tarde foi o Camalhão.







Ali está a placa a luzir, realmente nota.se que uma das placas que cobre o abrigo é relativamente recente.





Ai está ele










Prado a visitar em breve








e de repente o tempo abriu !





Com sol ainda se nota mais







Saída do Mourô rumo ao Curral da Raíz (Tripeiro)








Curral da Raíz










Junco





Junco







Lá está o Camalhão, é sempre uma abordagem fantástica ao vale Teixeira













a sesta foi por turnos,eheh









2 comentários:

  1. Olá, penso que o curral de maceira será aquele da fotografia que tem a legenda "prado a visitar em breve" - as suas coordenadas serão sensivelmente 41º46'27.27''N 8º07'55.97''W - situa-se na margem direita do rio maceira, tem um teixo fantástico por perto, não descobri o trilho para lá chegar, a descida foi abrupta... mas não sei se será possível chegar a ele subindo o maceira, não fica muito longe da estrada.
    Obrigada por partilhar estas fantásticas caminhadas!
    Mariana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mariana,

      E pensas bem, eu pensava que esse "a visitar em breve" fosse o Prado da mijaceira, mas ao que consegui "apurar" até hoje esse é que é maceira, sendo o outro as Cubatas(penso eu), ao longo do rio maceira e mesmo depois do prado creio que já me deparei com mais do que um teixo bem velhinho! Acredito que tenha sido abrupta essa descida, também tentei ver alguma forma de lá chegar mas deixei-me estar. Precisamente na estrada da mata da albergaria um pouco abaixo onde tem a ponte e placa do Rio Maceira, na margem orográfica esquerda sai um trilho que vai lá bater certinho a esse prado e depois podes subir a Carris de Maceira, daí é só escolher, Conho, Albas ou Lomba de Pau, aqui estão algumas fotos do que falo: http://portugal-nature.blogspot.pt/2011/08/07-08-2011-leonte-carris-de-maceira.html

      Obrigado por visitar o nosso cantinho!
      Ao dispor
      Cumps
      Xavier

      Eliminar