28-04-2011 Refúgio de Góriz - Cilindro - Pradera Ordesa, PN Ordesa e Monte Perdido

Quando projectamos uma ida a este Parque subir o Monte Perdido(3355m) era uma das prioridades, devido à altura do ano que escolhemos e o facto de não termos equipamento de Inverno fez-nos pôr de lado essa hipótesse. Na noite que passamos no refúgio conhecemos alguém muito experiente que disse que ia subir até onde fosse possível e que também não tinha equipamento, e aí fomos nós atrás deles no dia a seguir.Previsões de precipitação(neve acima dos 2000m) apontavam para 65%, já sabíamos que íamos "levar com ela" e tínhamos que ser rápidos a subir. A rota deste dia foi Góriz(2160m) até ao Cilindro(3335m) e voltamos à Pradera de Ordesa(1300m) pelo mesmo caminho dos post anterior. Não fomos ao topo do Cilindro mas estivemos pertíssimo, mesmo de frente para o Monte Perdido e quase à mesma cota, aqui ficam algumas fotos desta nossa primeira abordagem à alta montanha



Up the Hill!














Cilindro




Monte Perdido, tou consciente que ninguém sobe ao Monte Perdido sem ler um pouco sobre "ele" ,mas nunca é demais lembrar que mesmo a chegar ao cume existe uma parte muito traiçoeira, qualquer livro sobre o Parque menciona isto, forma uma espécie de "caixa de ar" chamada "Le Escupidera", que projecta a pessoa para uma escarpa mortal.


A Primavera tem disto , a nebla baixa e sobe, baixa e sobe....


Cilindro




Íngreme pa crlh!


Quase lá, com o Monte Perdido por trás


Monte Perdido


Cenários perturbadores


Monte Perdido




Credo!


Cilindro, era possível ir mesmo lá acima, mas estavamos demasiado maravilhados para correr riscos





Cilindro


Monte Perdido


walking on clouds...


não me canso, Monte Perdido!





a coisa tá a ficar negra



estação meteorológica do refúgio de Góriz, onde são retiradas "análises" para enviar para a central e depois recebem o tempo para o dia seguinte.


Uma breve passagem pelo refúgio para uma despedida, um até breve






Vale de Ordesa, como se não chegasse para além do trilho no meio do vale, há vários também em cotas bem elevadas, nomeadamente a senda dos cazadores e a escandalosa Faja das Flores, abertos normalmente só no Verão e Outono.


Marmota


Rebeco


Vale de Ordesa





mais marmotas



Cola do Caballo



Vale de Ordesa


















é verdade....mais uma dia daqueles....os Pirinéus são encantandores

Sem comentários:

Enviar um comentário