A subida de Pont d`Espagne(1496m) para refúgio des Oulettes de Gaube(2151m) foi pelo mesmo caminho que tínhamos feito num dos dias anteriores, como na altura foi sempre a caminhar no nevoeiro e com chuva aliada a uma grande vontade de "marinar" umas horas em frente à face norte do Vignemale serviu-nos de justificação, se é que é preciso, para repetirmos o percurso. Com céu limpo, subindo tranquilamente em pouco mais de uma hora passámos no Lac de Gaube(1725m), pouco depois já se começava a ver o espetacular maciço do Vignemale, Pic Vignemale com 3298m é a principal atracção, em 3 horas desde Pont d`Espagne chegámos ao refúgio des Oulettes, só lá estavam 2 escaladores espanhóis, tinham estado 24horas na rocha a abrir uma via para o Vignemale, privámos à noite com eles e com 1 casal de israelitas, novamente o refúgio invernal estava magnífico, capacidade para 30pessoas, muito cómodo e com uma vista de meter inveja. Da parte da tarde fomos até próximo do Glaciar des Oulettes investigar, e finalmente o marinanço, sentados numa das mesas a contemplar toda aquela vista e gastar "rolo" da máquina! Com uma conversa interessante ao jantar a noite prolongou-se até para lá das 23h. Alguns registos, muitos deles do Vignemale!!
informação útil
momentos...
Lac de Gaube
Lac de Gaube
Lac de Gaube
um zoom ao Lac de Gaube que ficou para trás
Vignemale
aqui fomos muito felizes
Vignemale
por indo tinhamos descido no dia do nevoeiro, longe de imaginarmos que a vista ia ser tão brutal
Refúgio des Oulettes de Gaube
que qualidade
porque não bivaque regulamentado por cá?
Glaciar des Oulettes
Glaciar des Oulettes
Vignemale
que noite bem dormida
Já não sei o que hei-de dizer acerca destes posts...
ResponderEliminarPaisagens de cortar a respiração...
Só tenho é de agradecer tão bela partilha!!!
Forte Abraço camaradas!!!
Boas pessoal,
ResponderEliminar- Tenho estado a acompanhar esta vossa «aventura» desde os primeiros posts. A julgar pelas fotos, os locais por onde vocês têm andado são de uma beleza simplesmente avassaladora! Dá para ver que de facto vocês têm sido muito felizes, algures nas montanhas dos pireneus.
Um Abraço Montanheiro,
Pedro Durães
Viva Pedro,
EliminarQuando tivemos no lado espanhol(Ordesa e Monte Perdido) disseram-nos que se estávamos fascinados com os Pirinéus, íamos ficar loucos pelo lado francês. É bem verdade, o lado francês fica com a humidade toda.
Abraço
Xavier