03-10-2012 Pont d`Espagne - Lac de Gaube - Refuge des Oulettes de Gaube - Glaciar des Oulettes, Parc National Pyrenees, França

A subida de Pont d`Espagne(1496m) para refúgio des Oulettes de Gaube(2151m) foi pelo mesmo caminho que tínhamos feito num dos dias anteriores, como na altura foi sempre a caminhar no nevoeiro e com chuva aliada a uma grande vontade de "marinar" umas horas em frente à face norte do Vignemale serviu-nos de justificação, se é que é preciso, para repetirmos o percurso. Com céu limpo, subindo tranquilamente em pouco mais de uma hora passámos no Lac de Gaube(1725m), pouco depois já se começava a ver o espetacular maciço do Vignemale, Pic Vignemale com 3298m é a principal atracção, em 3 horas desde Pont d`Espagne chegámos ao refúgio des Oulettes, só lá estavam 2 escaladores espanhóis, tinham estado 24horas na rocha a abrir uma via para o Vignemale, privámos à noite com eles e com 1 casal de israelitas, novamente o refúgio invernal estava magnífico, capacidade para 30pessoas, muito cómodo e com uma vista de meter inveja. Da parte da tarde fomos até próximo do Glaciar des Oulettes investigar, e finalmente o marinanço, sentados numa das mesas a contemplar toda aquela vista e gastar "rolo" da máquina! Com uma conversa interessante ao jantar a noite prolongou-se até para lá das 23h. Alguns registos, muitos deles do Vignemale!!
informação útil

 



momentos...


Lac de Gaube
Lac de Gaube

Lac de Gaube




um zoom ao Lac de Gaube que ficou para trás
Vignemale










aqui fomos muito felizes

Vignemale

por indo tinhamos descido no dia do nevoeiro, longe de imaginarmos que a vista ia ser tão brutal


Refúgio des Oulettes de Gaube
que qualidade





porque não bivaque regulamentado por cá?


Glaciar des Oulettes

Glaciar des Oulettes







Vignemale



que noite bem dormida

3 comentários:

  1. Já não sei o que hei-de dizer acerca destes posts...
    Paisagens de cortar a respiração...

    Só tenho é de agradecer tão bela partilha!!!

    Forte Abraço camaradas!!!

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal,

    - Tenho estado a acompanhar esta vossa «aventura» desde os primeiros posts. A julgar pelas fotos, os locais por onde vocês têm andado são de uma beleza simplesmente avassaladora! Dá para ver que de facto vocês têm sido muito felizes, algures nas montanhas dos pireneus.

    Um Abraço Montanheiro,
    Pedro Durães

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Pedro,

      Quando tivemos no lado espanhol(Ordesa e Monte Perdido) disseram-nos que se estávamos fascinados com os Pirinéus, íamos ficar loucos pelo lado francês. É bem verdade, o lado francês fica com a humidade toda.

      Abraço
      Xavier

      Eliminar