13-04-2013 Fafião - Cachadoiro - Cascata de Pincães - Pincães, Serra do Gerês, PNPG

Para este Sábado tínhamos em mente conhecer a zona a Norte de Pincães e a Nordeste de Fafião, mas nada tínhamos em concreto. Partimos de Fafião por um estradão rumo Nordeste, passamos a Sul da Roca do Touro, contornamos uma vedação próximo da Roca das Cabreiras, já com o vale à nossa frente começámos a flectir para Norte mantendo a altitude, passamos próximo de uma silha, atravessamos um ribeiro, passamos próximo de outra silha e atingimos um pequeno prado aos 830m, continuamos para Este, atravessamos o Rio de Escalheiro e minutos depois chegamos ao Cachadoiro, daqui as vistas permitem-nos ver todo o vale que se estende a Este até Cabril e a Norte ergue-se a Serra do Gerês. Contempladas as vistas seguimos para Sul, almoçámos tranquilamente num belo bosque de vidoeiro e antes da descida para Pincães fizemos um pequeno desvio para visitar a Cascata de Pincães, minutos depois de atravessarmos a aldeia novo descanso no Rio de Pincães para colocar os pés de molho, houve até quem inaugurasse a época de banhos,  a parte da tarde estava muito diferente do que tinha sido a manhã como as fotografias confirmam. Continuamos para Oeste, passamos no parque de merendas da Batoca com o seu bosque de medronheiro, seguimos pela estrada e pouco depois de passarmos próximo a Jões saímos por um pequeno caminho à direita, que mais à frente nos leva ao estradão que tínhamos percorrido pela manhã que nos levou de volta ao carro. Houve muitas mariolas ao longo do percurso que nos despertaram interesse pelo que brevemente voltaremos a caminhar por ali. A escassez de nomes na carta não ajuda nada no conhecimento da zona. Total de 16km num percurso com baixos desníveis. Alguns registos