Por vários motivos esta serra despertava algum interesse, aproveitámos esta primeira semana de férias para ir até ao Sul de Espanha percorrer uns trilhos e "testar" uma carrinha na qual dormimos, desde cumes altaneiros, pontes colgantes, verdes e fundos vales, paisagens desérticas, neve com fartura, dormir com vista para Granada e um reencontro com um casal amigo que tínhamos conhecido no PN del Teide para escalar, foi uma semana memorável.
No Sábado à noite quando chegámos a Granada chovia bastante e assim se manteve toda a noite, já a manhã seguinte acordou bem bonita. Subimos até Pradollano(2150m) e prócuramos por um posto de turismo, para estar minimamente enquadrados como estaria a neve lá para os 3000m, estava tudo fechado, naturalmente o posto de turismo também.
Desde o início da caminhada é visível o Veleta(3396m), 3º ponto mais alto da península ibérica, ainda sem cartas militares, pareceu-nos fácil subir até ao cume, não sabíamos é que podíamos ter levado a carrinha até aos 2500m e começar no albergue universitário perto da Virgen de las Nieves, que ainda demorou mais de uma hora a atingir de onde partimos. O caminho é muito intuitivo, existe um estradão que segue próximo da linha de cumeada até bem perto do Veleta, só nos 200m finais é que uns crampons tinham dado jeito, muito gelo, mesmo assim foi pacífico. No cume, as vistas compensam todo o esforço, sorte a nossa que fomos seguindo pegadas pelo que o esforço era menor, mas quem tava mesmo com sorte foi quem estava com esquis de travessia, a velocidade com que desciam por ali fora. O caminho de regresso foi sensivelmente o mesmo com nevoeiro à mistura, num total de 18km. Chegámos ao carro moídos, já a tarde ia longa, depois de tomar algo quente, conduzi até Diezma, a cerca de 80km, mas não sem antes me enfiar no centro da cidade de Granada, adoro! Alguns registos do dia.
percurso
Pradollano
Pradollano
Veleta
Virgen de las Nieves
a malta dos esquis a curtir largo!
Veleta
Veleta
360 Veleta
nós por lá
lá vão eles!
regresso a Pradollano
o nosso hotel da semana
Grandes amigos, devo confessar que já não vinha ao vosso blog à umas semanas, para minha surpresa sou banqueteado com uma extraordinaria actividade e belíssimas fotos.
ResponderEliminarFico contente com a vossa "evolução". Agora já podem correr o mundo à conquista de novos picos.
Um grande abraço, e cá vos aguardamos
Mountain4ever