19-05-2013 Pradollano - Pico del Veleta, Parque Nacional Sierra Nevada, Espanha

Por vários motivos esta serra despertava algum interesse, aproveitámos esta primeira semana de férias para ir até ao Sul de Espanha percorrer uns trilhos e "testar" uma carrinha na qual dormimos, desde cumes altaneiros, pontes colgantes, verdes e fundos vales, paisagens desérticas, neve com fartura, dormir com vista para Granada e um reencontro com um casal amigo que tínhamos conhecido no PN del Teide para escalar, foi uma semana memorável.
No Sábado à noite quando chegámos a Granada chovia bastante e assim se manteve toda a noite, já a manhã seguinte acordou bem bonita. Subimos até Pradollano(2150m) e prócuramos por um posto de turismo, para estar minimamente enquadrados como estaria a neve lá para os 3000m, estava tudo fechado, naturalmente o posto de turismo também. 
Desde o início da caminhada é visível o Veleta(3396m), 3º ponto mais alto da península ibérica, ainda sem cartas militares, pareceu-nos fácil subir até ao cume, não sabíamos é que podíamos ter levado a carrinha até aos 2500m e começar no albergue universitário perto da Virgen de las Nieves, que ainda demorou mais de uma hora a atingir de onde partimos. O caminho é muito intuitivo, existe um estradão que segue próximo da linha de cumeada até bem perto do Veleta, só nos 200m finais é que uns crampons tinham dado jeito, muito gelo, mesmo assim foi pacífico. No cume, as vistas compensam todo o esforço, sorte a nossa que fomos seguindo pegadas pelo que o esforço era menor, mas quem tava mesmo com sorte foi quem estava com esquis de travessia, a velocidade com que desciam por ali fora. O caminho de regresso foi sensivelmente o mesmo com nevoeiro à mistura, num total de 18km. Chegámos ao carro moídos, já a tarde ia longa, depois de tomar algo quente, conduzi até Diezma, a cerca de 80km, mas não sem antes me enfiar no centro da cidade de Granada, adoro! Alguns registos do dia.
percurso
Pradollano
Pradollano

Veleta





Virgen de las Nieves





a malta dos esquis a curtir largo!














Veleta

Veleta
360 Veleta









nós por lá








lá vão eles!









regresso a Pradollano

o nosso hotel da semana

1 comentário:

  1. Grandes amigos, devo confessar que já não vinha ao vosso blog à umas semanas, para minha surpresa sou banqueteado com uma extraordinaria actividade e belíssimas fotos.
    Fico contente com a vossa "evolução". Agora já podem correr o mundo à conquista de novos picos.

    Um grande abraço, e cá vos aguardamos
    Mountain4ever

    ResponderEliminar