11-01-2014 Trilho do Fojo da Portela da Fairra - Fojo - Mata do Beredo - Parada, Serra do Gerês, PNPG

No fim de semana anterior em conversa com a dona da Padaria de Pitões ficamos a saber que foram recuperadas algumas casas/abrigos perto do trilho para a capela de São João da Fraga, neste Sábado fomos caminhar para aqueles lados na tentativa de as ver, mas nada feito, é mais um motivo para uma futura deslocação a esta zona.
Pitões seja qual for a abordagem é sempre um esticão de kms, optámos por começar a caminhar em Parada, situada no extremo norte da albufeira da Paradela, seguimos pelo Trilho do Fojo da Portela da Fairra, começamos por passar no fojo na primeira metade do percurso, visitado o fojo descemos na direcção da barragem, ao chegar ao estradão onde o trilho vira à esquerda nos viramos à direita, passamos a ponte sobre o Ribeiro do Beredo e continuamos no estradão até às Voltas do Pala Serra onde abandonamos o estradão e entramos vale adentro em direcção a São João da Fraga mas não chegamos a subir à capela, numa zona denominada na carta como Fojo descemos para o carvalhal ao encontro do trilho vulgar que liga a aldeia à capela, para me manter seco tive que me descalçar para o passar, continuamos para Este algum tempo ao lado do Ribeiro do Peredo rumo à Ponte de Pereira onde almoçamos tranquilamente.
Repasto tratado continuamos para Sul rumo à Mata do Beredo, descemos ao ponto onde o Rib do Peredo e o do Campesinho se juntam e passa a ser Rib. do Beredo, continuamos para Sul pelo trilho a meia-encosta com o Beredo do nosso lado esquerdo, um pouco mais à frente voltamos a encontrar o estradão já bem próximo da ponte, seguiu-se uma curta subida, voltamos a entrar na rota marcada e percorremos a outra metade do percurso até ao local de início num total de 17km, já tinha saudades de um dia tão agradável para caminhar na serra, especialmente de fazer um pouco de fotossíntese,eheh.