28-12-2013 Abelheira - Biduiça - Lamalonga - Lage dos Bois - Chã de Suzana, Serra do Gerês, PNPG

texto e fotografias: Xavier

Este último fim de semana do ano trouxe neve à Serra do Gerês e proporcionou duas belas caminhadas por cenários pintados de branco, ainda por cima a neve caiu durante a noite de Sexta e durante este dia de Sábado, óptimo cenário para estrear a máquina nova e caminhar a nevar é sempre outra coisa.
Neste Sábado partimos da central hidroeléctrica da Abelheira, 15 minutos depois de começarmos a caminhar, ainda a subir o vale em direcção ao colo, começou a nevar pela primeira vez no decorrer da caminhada, mas não seria a única. Chegados ao colo o tempo melhorou durante breves minutos e se estávamos a pensar que íamos abortar o percurso na Biduiça começámos a pensar que íamos até à Lamalonga sem problemas, descemos um pouco até à Biduiça e voltamos a subir em direcção ao trilho que nos havia de levar alguns minutos depois aos Currais da Matança, após passarmos a ribeira voltou a nevar forte e só parou quando acabámos de almoçar, isto já no interior do abrigo de um dos Currais da Lamalonga.
Com o repasto tratado repensámos o trajecto previamente definido, a ideia inicial era ir aos Carris e regressar pelo mesmo caminho mas acabámos por não subir às minas, em vez disso decidimos fazer uma volta circular, o tempo parecia estar a aguentar-se, da Lamalonga continuámos para Sul em direcção às Lajes dos Infernos passando pela Lage dos Bois, na descida para o Ribeiro do Penedo (Ribeira das Negras com uma série de afluentes) voltou a nevar por pouco tempo e mesmo ao chegar à zona de atravessar o ribeiro enfurecido o ceú limpou e o Sol brilhou para aclarar as ideias e ajudar a nossa passagem, confirmando o dia muito instável que esteve. Confesso que me esqueci da passagem por este ribeiro quando pensei no caminho de regresso, sem as pedras à mostra para apoiar os pés não restou nenhuma forma seca de passar o ribeiro.
Depois de passarmos o ribeiro subimos um pouco até ao estradão e até à Chã de Suzana, a partir daí foi uma descida tranquila pelo mesmo estradão até ao local de início num total de 18km.
Vamos aos registos, espero que tenham uma qualidade superior a partir de agora.
Abelheira






panorama



Biduiça





Curral da Matança


ribeira das negras



Lamalonga


Lamalonga

Lamalonga
panorama




Lamalonga

Lamalonga
Borrageiro

panorama




Serra da Cabreira ao fundo

Lajes dos Infernos






ribeiro do penedo
e o Solinho
até parecia outro dia





2 comentários:

  1. As fotos agora têm vida, irra....
    Que categoria!!!
    Esta dificil eleger uma favorita, mas posso dizer que a foto à entrada do abrigo está TOP.
    Foi alta caminhada!
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que vai :) !
      Quando dobramos a Lamalonga e ficamos com o Castanheiro do nosso lado esquerdo, nesse local também ficaram interessantes!
      Venham mais destas!

      Abraço
      X

      Eliminar