texto e fotografias: Xavier
Na caminhada que fizemos recentemente ao Le Linleu ficámos com uma boa impressão dos Cornettes de Bise, fronteira Suiça/França, é o pico mais alto do maciço de Chablais com 2432m e é facilmente atingível.
Em casa no dia anterior à caminhada que agora descrevo desenhamos uma rota circular entre 15/20km que passava lá.
Partimos do parque de estacionamento de Le Flon Miex(1049m) e começamos por ir na direcção do Lac Taney(1408m) passando primeiro pelo colo com o mesmo nome. Contornamos o lago pelo lado esquerdo e seguimos por um trilho de pé posto para Oeste que vai ganhando altitude progressivamente até à Montagne de Loz(1829m), nesta fase eleva-se do nosso lado direito um pico bastante bonito, o Le Combe, entretanto passamos pela parte de trás da primeira cabana da Montagne de Loz e começamos a flectir para Sul em direcção às Cornettes de Bise, após uma primeira fase de pastagens chegamos a uma espécie de circo onde a rocha é completamente diferente de até então e o cenário também, começaram a aparecer os animais, marmotas, cabras e bouquetins, é uma parte muito interessante.
Atravessando uma pequena chã passamos por uma parte um pouco exposta que nos levou a um pequeno colo onde sai o trilho para as Cornettes de Bise(2432m), vinham pessoas a descer e perguntámos pelo trilho, tempo e dificuldade, disseram-nos que era fácil e que estava escorregadio.
O tempo estava mesmo a adivinhar chuva mas enquanto a Tixa e Xarah aguardaram no colo dei uma saltada lá acima na esperança que o nevoeiro levantasse, mas em vão.
Desci ao encontro das meninas e continuámos para Sul, passamos na cabana La Caliaz(2067m) e descemos para o Col de Vernaz(1815m) onde decidimos almoçar já muito para lá da hora de almoço. Repasto tratado foi só descer até ao local de início pelo vale que se estende a Este. Total de 18km com um bom desnível, na ordem dos 1500m.
como sempre ficam os registos
video acelerado Col de Vernaz
informação no parque de estacionamento
Taney e o Grammont à esquerda
Lac Taney
Taney
talvez a planta mais especial dos Alpes, a Edelweiss
Le Combe do lado direito
Le Combe
Montagne de Loz
Le Combe
Montagne de Loz
Xarah
Cornettes de Bise
Uau!
a caminho dos Cornettes
360 do nevoeiro
ora porra, só nevoeiro à minha frente!
cabredo
panorama
a caminho de La Caliaz
La Caliaz, belo sítio
Le Linleu ao centro
descida para o Col de Vernaz
vale a Este do Col de Vernaz
Cornettes de Bise à esquerda
nós por cá
Col de Vernaz
sempre a descer!
já perto do local de início
Sem comentários:
Enviar um comentário