texto e fotografias: Xavier
Argentine é o nome de uma modesta montanha situada entre os Les Diablerets e o Grand Muveran, é possível dar uma volta completa à montanha num dia, são apenas 16km, foi o que fizemos neste Domingo.
O ponto de partida para este Tour é Solalex(1469m), um parque de estacionamento já bem enfiado na montanha e o seu melhor acesso é por Villars-Sur-Ollon, no que lemos sobre o percurso fazia menção a uma parte com correntes e por precaução não levamos a Xarah neste dia.
Optamos por fazer o percurso no sentido inverso ao ponteiro do relógio e uma hora e meia depois abordamos a tal parte com as correntes perto da Roc du Châtelet(1876m), que afinal não é nada de especial, passada esta parte e aproveitada a bela vista que esta rocha proporciona o trilho continua a contornar a encosta sem desníveis sempre com vista para o vale do Rhône nas proximidades do Lac Léman.
Seguiu-se uma pequena parte já conhecida, mas desta vez o tempo estava bem diferente, para melhor. Passamos pelo sopé do Lion de Argentine, o pico mais a Oeste desta montanha e continuamos por mais umas horas até bem próximo do Col des Essets(2029m) onde almoçamos tranquilamente.
Antes do almoço o tempo estava mesmo a adivinhar chuva mas recomeçamos a caminhar e já se via céu azul, entretanto, já em marcha, passou a não mais 50m acima de nós, um abutre do egipto que fazia uma sombra incrível no vale, ficamos com a sensação de que ele tinha uns 3metros de comprimento de asas, em casa dias depois confirmamos que podem chegar a ter 2.95, e este exemplar de certeza que não fugia muito desse número.
Pouco depois passavamos no Col des Essets onde flectimos para Norte, passamos por 2 cabanas, refúgio Giacomini e cabana de Anxeide(1876m) já com vista frontal para os picos de Les Diablerets, depois voltamos a mudar de direcção para Oeste rumo ao carro e nestes últimos kms o tempo não perdoou, chuva e trovoada à bruta, mas atónitos ficamos quando vimos pessoas na cumeada, num sítio onde só com cordas, numa crista bem vertical.
Registos do dia.
vista de Solalex,
era nesta cumeada que andavam as pessoas ao final da tarde com chuva e trovoada
Solalex
tal parte com as correntes, fácil neste estado
vale do Rhône
panorama Les Diablerets
vista da Roc du Châtelet
estas aeronaves não fazem qualquer ruído
malta lá em cima
Lion d`Argentine à esquerda
nós por cá
Lion d` Argentine
panorama
rumo ao Col des Essets
um chamoix ao longe
abutre do egipto
Col des Essets
Les Diablerets
360 Col des Essets
360 Col des Essets
refugio de Giacomini
Les Diablerets à esquerda
Anxeide
fantástico
Argentine
Que BRUTALIDADE!
ResponderEliminarAbraços.
Viva Alberto,
EliminarEsperamos que esteja tudo bem por aí.
Creio que seja das palavras que mais usamos, então ultimamente temos andado ao lado de glaciares, isto é mesmo BRUTAL!
Abraços dos X`s
Que Fantastiko !!! Sempre a Abrir caminho vocês,,, e Xarah ao fim de semana nem tempo para a reforma...Xavier nem sei como tu arranjas tempo para fotografar a flora,kk muito Bom! Abraço
ResponderEliminarTá tudo Hélder?!
Eliminaré só ter as cartas militares e jogar a roleta como tu bem sabes, a Xarah descansa bem durante a semana, partiu uma unha há 15dias mas já ta a ficar fina para mais umas grosses randonées!
fotografo tudo, pareço os chineses turistas!
Comprei hoje o colchão para a carrinha, então agora é que vão ser elas! se tiver bom este f-d-s vou já dormir a Zermatt! é o sonho!
Abraços dos X`s