11-10-2014 Barrage du Mauvoisin - Ecurie de Giétro - Col de Tsofeiret - Cabane de Chanrion - Ecurie de la Lia, Val de Bagnes, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier

Neste Sábado partimos a meio da manhã para a barragem de Mauvoisin na esperança que o tempo melhorasse no decorrer do dia.
Começamos a caminhar onde acaba a estrada, no Hotel Mauvoisin(1850m), após subir alguns minutos entramos no túnel onde tem início o trilho interpretativo da barragem de Mauvoisin, várias dezenas de fotografias e painéis informativos contam a história sobre a construção desta barragem, uma visita atenta demora uma boa meia hora.
Terminado o trilho interpretativo passamos no arco de betão e caminhamos pela vertente Este da barragem, o trilho volta a passar por pequenos túneis sensivelmente à mesma altitude. Numa primeira bifurcação saímos à esquerda e começamos a subir a encosta, minutos depois passamos na Ecurie de Gietro, zona onde guardavam os cavalos, voltamos a flectir para Sul e vamos ganhando altitude progressivamente até aos lagos de Tsofeiret à medida que nos vamos afastando da barragem, é uma zona muito bonita, passamos entre os lagos e subimos para o Col de Tsofeiret(2628m), ponto mais alto desta caminhada.
Descemos um pouco para Este e passamos numa zona de moreia, atravessamos o Rio de Brenay numa bonita ponte, contornamos a encosta subindo um pouco e voltamos a descer ao encontro dos lagos de Chanrion, vindo desta direcção a Cabane de Chanrion(2462m) encontra-se atrás de um pequeno monte, deste ponto saem vários trilhos em várias direcções, é um sítio com um grande potencial e é também ponto de passagem do Tour do Grand Combin que apesar da proximidade não é possível ver desde ali.
Chegámos à Cabane de Chanrion com cerca de 3h30m de caminhada, isto já perto das 16h, bastante tarde portanto, para o regresso pelo mesmo caminho as placas marcavam 3h10m enquanto se baixássemos à barragem e seguíssemos pela outra margem eram 3h05m, dada a pouca diferença decidimos fazer a rota circular.
Visitada a cabana que se encontrava fechada para desinfecção continuamos para Oeste e começamos a descer ziguezagueando a encosta, passamos por vários pequenos abrigos rumo à barragem, trocamos de margem, os kms seguintes desenrolam-se ao longo da encosta Oeste da barragem até chegar a um último grande túnel já perto do arco.
Terminámos a caminhada depois das 19h num total de 20km num dia que acabou por ser uma agradável surpresa, como o dia acordou nunca pensámos aproveitá-lo tão bem.
Vamos aos registos.
percurso efectuado




início do trilho interpretativo
















barragem do Mauvoisin
Xarah









ecurie de gietro
ecurie de gietro






Xarah

bouquetin

um dos lagos de Chanrion


o maior
panorama Col de Tsofeiret
360 Col de Tsofeiret




a mítica planta dos alpes, Edelweiss




ponte sobre o rio Brenay







Cabane de Chanrion
Cabane de Chanrion
360 Cabane de Chanrion

Cabane de Chanrion



Cabane de Chanrion
Mont Gelé(3518m) à esquerda e Mont Avril(3346m) ao centro




regresso ao local de partida

1 comentário:

  1. Boas caminheiros
    Só tenho a dizer continuem com o blog a mostrar as belas reportagens.
    Abraço
    Serafim (pisatrilhos)

    ResponderEliminar