19-03-2016 La Forclaz - Le Tsaté - Remointse du Tsaté - Pointe du Tsaté, ski-rando, Val d'Hérens, Valais, Suisse

360 Pointe du Tsaté

tipo:linear
track: aqui
uma parte da descida

Uma vez mais o Val d'Hérens foi a nossa opção para mais um belo Sábado neste mês de Março que até agora tem sido o mês mais favorável desde o início do ano. A região de La Forclaz é óptima para praticar o fora de pista, conta com vários percursos na zona de categoria fácil (F) e pouco difícil(PD).
Desta feita tentámos atingir o nosso primeiro pico 3000 com as peles de foca, o Pointe du Tsaté(3078m)(cat: PD), que já conhecia sem neve aquando desta estrondosa caminhada no ano passado.
Partimos de la Forlcaz(1700m) e subimos para Este cruzando várias vezes a zona das pistas, por onde andavam escassas dezenas de pessoas, hora e pouco depois passávamos em Le Tsaté(2200m) onde terminam os teleféricos, continuamos mais alguns minutos e paramos para almoçar aproveitando o belo dia que estava.
Repasto tratado rapidamente passamos em Remointse du Tsaté(2450m) onde nos separamos, a Tixa continuou para E até ao Col du Tsaté que lhe pareceu um caminho mais seguro e eu flecti para Norte rumo ao Pointe du Tsaté(3078m) subindo sempre algo distanciado da aresta Sul carregada de cornijas.
Cerca de 4 horas depois de ter começado, incluindo paragens, chego à aresta final, uma aresta suficientemente larga, extremamente fotogénica e com a cruz de ferro que marca o culminar do Pointe de Tsaté(3078m) ali a alguns metros, tirei os skis e fiz os últimos 50m a pé, não andava ninguém na zona e estando sozinho não me senti muito seguro para fazer aquela parte final com os skis calçados.
O dia continuava maravilhoso e as paisagens estavam ao melhor nível, uma vista 360 genial sem uma única nuvem, fiquei por ali uns 45 minutos a completar o meu gps mental tentando identificar o que me rodeava, felizmente grande parte da paisagem é-me familiar, e claro estava contente de estar ali, um óptimo primeiro 3000 a skis.
Chegava agora a hora de ver recompensado o esforço de ter subido os 1350m de desnível entre La Forclaz e o Pointe du Tsaté, uma longa de descida de 6km, na primeira parte da descida não desci pelo mesmo caminho da subida, parecia-me um bocado mais arriscado, continuei para Este e procurei a encosta com a inclinação mais segura, curti como se não houvesse amanhã.
Voltei a reencontrar a Tixa em Remointse du Tsaté(2450m), em Le Tsaté(2200m) foi quando a neve já se encontrava um pouco sopa mas até lá esteve boa.
Minutos depois regressávamos ao local de início terminando assim este belo Sábado.
Vamos aos registos

aresta
cruz de ferro do Pointe du Tsaté

à direita o Sasseneire
panorama S, Dent Blanche, Dent d'Hérens, Dents de Bertol, glaciares de Ferpècle e Mont Miné