21-08-2016 Chermignon - Galm - Wysse See - Schwarzsee - Majinghorn - Schnydi, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 21,45km
subida total: 1230m
descida: 1230m
altitude máx: 3053m
altitude min: 1929m
caminhada efectiva: 7h30m
tipo: parcialmente circular
cotação: T4
track: aqui

video do dia

O objectivo deste Domingo passava por subir ao Majinghorn(3054m), mais um pico 3000 sem trilho marcado até lá chegar, existem vários pontos de início possíveis mas em todos os caminhos passar no lago  Wysse See é obrigatório. No Sábado à noite tentámos ir dormir a Galm(2230m) mas a certa altura uma placa indica que a estrada é privada. Tentámos subir para outra encosta, para Tscharmilong e aí não havia qualquer interdição.
A partir de Guttet ou Feschel a estrada fica estreita mas felizmente existem vários retiros, muito úteis. O dia acordou bonito no Domingo, tomamos o pequeno almoço e começamos a caminhada por volta das 9h30m.
 Ladeamos a encosta do Horlini(2452m) a Sul pelo interior de uma bela floresta, mesmo a sul do pico passamos numa secção de floresta morta, causado pelo único incêndio que já ouvi falar desde que estou na Suíça.
Continuo a contornar a encosta naquele mundo verde, passamos ao lado de Oberu(2038m), altura em que flectimos para norte, prosseguimos pela estrada asfaltada entre Oberu e Galm, o tal sítio onde queríamos ter dormido no dia anterior. De Galm, simpático lugar com uma dúzia de chalets e com vista para o Weisshorn, as placas indicam 40 minutos até ao Wysse See(2381m), chegados a este belo lago vimos dezenas de vacas com os pés de molho, um cenário não muito habitual, é também neste lago que abandonamos o percurso marcado, passamos o lago pelo lado direito e pouco depois flectimos para leste, por um caminho evidente, deixando o trilho marcado para o Restipass bem mais abaixo.
Vamos ganhando altitude e uma meia hora depois passamos no Schwarzsee(2601m) onde almoçámos, numa altura em que as nuvens já tomavam conta da paisagem e insistiam em tapar a vista para o colo que tínhamos de passar. Existe um outro colo mais à direita, o Galmpass(2870m), que tem muito melhor aspecto, o problema é que a partir desse colo não é possível aceder ao Majinghorn. Continuamos pleno rumo norte, passamos num campo nevado e a subida para o colo ganha inclinação, o tipo de rocha é cascalho miudinho, terrível para progredir, de cada metro que subíamos o terreno deslizava meio.
À medida que nos aproximamos do colo a encosta vai ficando cada vez mais íngreme e a progressão mais difícil. Atingido este colo(2900m) o terreno fica mais estável e a progressão bem mais fácil, agora é facilmente visível o Majinghorn, mesmo ali ao lado, do colo ao pico são uns 20 minutos e o trilho é evidente.
Chegados ao Majinghorn(3054m) as vistas estavam bonitas, a norte o Rinderhorn com a sua encosta Sul impressionante, a leste o vale Loschental, pena os picos Bietschhorn e Aletschhorn estarem escondidos nas nuvens, para Sul as mesmas nuvens também não permitiam ver os 4000 do Valais. Enquanto estávamos no pico vimos 3 gypaetes barbu, que bom ver estes grandes necrófagos, o tamanho não deixava dúvidas, do Majinghorn víamos um trilho na encosta norte do Torrenthorn mas não tínhamos a certeza se esse trilho ia ter seguimento, no mapa não aparecia nada. Na dúvida decidimos descer pelo mesmo caminho, o tal colo até se fez bem, curiosamente foi mais fácil descer do que subir, na zona do lago Schwarzsee eis que vimos um dos gypaetes a pousar, por acaso iríamos passar mesmo ao lado, é óbvio que levantou voo muito antes de lá termos passado, um pouco afastado do trilho lá estava o motivo dele andar por ali, uma carcaça de um chamois.
Continuamos a descida pelo mesmo caminho e chegados ao lago Wysse See continuamos para SO rumo ao colo entre o Schafberg e o Horlini.
Deste colo bastou descer na direcção de Tscharmilonga(1929m), onde tínhamos o carro terminando este belo domingo com 21kms percorridos.
Vamos aos registos


panorama S

vale do Rhône


dead zone


Oberu


rumo a norte

a Xarah no refresco

Galm


Weisshorn
Wysse See

o vaquedo com os pés de molho



rumo ao Schwarzsee


Weisshorn

Schwarzsee
o colo para onde nos dirigíamos 
aqui é procurar o melhor caminho
chamois
toca a subir

Majinghorn à vista
panorama E
face E do Majinghorn
Ferdenrothorn

Ferdenrothorn
Lotschental
Oberferdengletscher

Majinggletscher
Majinghorn
Torrenthorn
face sul do Rinderhorn

face sul do Balmhorn
cruz no Majinghorn
360 Majinghorn
Rinderhorn
hora da sesta da Xarah
nós no Majinghorn

panorama O
panorama S

os lagos do Oberferdengletscher
de volta à parte mais "delicada"
tem uma inclinação interessante
Schwarzsee



face sul do Torrenthorn

Wysse See
Restipass ao centro

Fletschhorn, Lagginhorn e Weissmies


Chermignon

regresso ao local de início

Sem comentários:

Enviar um comentário