Randonnée en Montagne

Randonnée en Montagne

13-8-2017 Simplonpass - Chaltiwasser - Maderlicke - Wasenhorn - Refuge Monte Leone, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 19,87km
subida total: 1360m
descida: 1360m
altitude máx: 3246m
altitude min: 1980m
caminhada efectiva: 5h
tipo: parcialmente circular
track: aqui
cotação: subida - escalada PD 2 II P4 descida T4

video do dia

Como dormimos em Teschalp demorámos um pouco a chegar ao Simplon(1980m) onde começámos a caminhada por volta das 11 da manhã.
O céu estava limpo mas a tendência era o céu ficar nublado, sigo pelo trilho marcado rumo a refúgio do Monte Leone, nas placas marcam 2h30m, o trilho segue por algum tempo ao lado de uma levada à medida que se embrenha pelo interior do vale,  o trilho passa em várias ribeiras, todas equipadas com pontes de madeira, é bem interessante este percurso.
Com 1h30m chego ao colo donde se vê o refúgio monte Leone e o lago.
Deste ponto, parti à esquerda em direcção ao Maderlicke(2887m), um pequeno colo, deste ponto continuei para Este, passei um outro colo e segui as mariolas rumo à aresta SO do Wasenhorn(3246m), a partir daqui  passei havia acumulações de neve na ordem dos 20/30cm, pensava que se tratava de um T4, mas afinal é escalada, tem várias partes expostas onde escorregar é interdito! Via muita gente entre a aresta S e o refúgio do monte Leone, percebi que afinal o T4 era a aresta S e não a aresta SO, continuei devagarinho pela aresta SO, fazendo atenção a cada passo, em duas partes tive que sentar-me, por uma perna de cada lado da aresta e avançar com os braços, confesso que tive medo, a aresta tem uns bons 300/350m de desnível e a classificação é PD II.
Chegado à cruz no pico Wasenhorn(3246m) o nevoeiro cobria por completo a vista, que pena.
Continuei pela aresta para este até  uma altura onde vejo uma espécie de trilho que descia pela aresta S, foi aí que tive a certeza que afinal ali é que era o percurso T4, a descida estava super hiper perigosa com a neve tipo sopa, quando está gelada pode ser uma ajuda mas assim sopa só dificulta a tarefa, uma vez mais fiz muito cuidado em cada passo.
Chegado ao sopé numa parte onde já não havia perigo respirei de alívio, ao olhar para a aresta SO até me arrepiei, correu bem neste dia, mas tenho consciência que abusei da sorte!
Do sopé do Wasenhorn ao refúgio do Monte Leone é um pulo, como tinha a Tixa e a Xarah no carro à minha espera dei gás até porque a volta demorou mais tempo que o previsto por causa da escalada na aresta que não estava programada, do refúgio monte Leone ao passo do Simplon demorei 55min.
Assim foi mais um fim de semana de sonho!
Vamos aos registos
Simplonpass












Wasenhorn
Wasenhorn à esquerda
Chaltwassergletscher

Wasenhorn e a sua aresta SW

Wasenhorn





siga para a aresta

aqui ainda é fácil
aresta SW



cruz no pico
Wasenhorn

não convém escorregar

devagar devagarinho
descida bem íngreme para o refuge Monte Leone



Wasenhorn


Refuge Monte Leone


Chaltwassergletscher







Hubschhorn

Sem comentários:

Enviar um comentário