14-10-2017 Grand Paradis - Bonavau - Cabane de Susanfe - Col de Susanfe - Col des Paresseux - Haute Cime(3257m) - Arête des Lacs - Dent de la Chaux, Valais, Suisse

texto e fotografias: Xavier
ficha técnica:
distância: 28km
subida total: 2200m
descida: 2200m
altitude máx: 3257m
altitude min: 1055m
caminhada efectiva: 9h 
tipo: parcialmente circular
track: aqui
cotação: T4/T5


video do dia

Credo, que dia maravilhoso!
Uma vez mais fiquei pela zona onde moramos, a Tixa trabalhou neste Sábado, antes de ir para o trabalho deixou-me no Grand Paradis(1056m).
Comecei a caminhar às 9 da manhã, subo pela floresta a um bom ritmo e em menos de uma hora passo em Bonavau, continuo para o Pas d'Encel, parte técnica com correntes.
Com 2 horas da caminhada passo na Cabane de Susanfe de onde é bem visível o objectivo do dia, a Haute Cime(3257m) e a Arête des Lacs.
Continuei a um bom ritmo e com 2h50m passava no Col de Susanfe(2494m), já levava quase 1500m desnível positivo em menos de 3 horas, sentia-me forte!
Parei para comer algo no colo antes de atacar os 750m de desnível até ao pico Haute Cime(3257m), o mais alto dos 7 cumes dos Dents du Midi.
O trilho está bem definido até ao pico, trata-se de um T4- , da primeira vez que tinha subido na Haute Cime, há 4 anos atrás, tinha achado a subida muito impressionante talvez porque não estava ainda à vontade com este tipo de trilhos algo expostos. Uma hora depois de sair do Col de Susanfe passo no Col des Paresseux(3035m), neste ponto a Haute Cime ergue-se à minha frente, os 200m finais de desnível são feitos em 20/25 min num terreno bem mais inclinado.
Na Haute Cime (3257m) o panorama é grandioso, o dia estava fantástico, por ali fiquei uns 45 min a apreciar a bela paisagem, o Mont Blanc está tão perto que tenho a impressão que lhe consigo tocar, o cenário é verdadeiramente grandioso, estava super contente.
Chegava a hora de retomar a caminhada, desci em 15 min ao Col des Paresseux, neste ponto saio à direita e contorno a barra rochosa da face sul da Haute Cime rumo à Arête des Lacs, esperava-me uma secção de escalada, nível 3, um pequeno ressalto de 4/5m, razão pela qual não levei a Xarah, e ainda bem!
Rapidamente atinjo a aresta, extremamente estética, uns bons 20/25 min depois chego à tal parte técnica, concentração e pé seguro é tudo o que é preciso, a rocha é boa e tem bons apoios, mas escorregar é completamente proibido!
Passada esta parte estava descansado, continuei para o Dent de la Chaux(2767m) e segui por alguns minutos a aresta, que cenário brutal!
Antes de chegar ao Dent de Rossetan abandonei a aresta e procurei o melhor caminho para descer a festo rumo à Cabane de Susanfe, onde passei uns bons 35 min depois.
Na cabana parei um pouco para restabelecer energias, faltava-me agora perder 1000m de desnível que foram feitos pelo mesmo caminho a um bom ritmo, às 18h10m regressava ao local de início com quase 9 horas de caminhada efectiva, mais de 25 km percorridos e 2200m de desnível, uma estrondosa caminhada aqui a uns escassos kms de casa, que sonho!
 Chegado ao Grand Paradis(1056m) pedi boleia até casa onde cheguei super contente, a vista do nosso balcão é precisamente para o pico e para aresta que tinha acabado de fazer, espectáculo!!
Vamos aos registos deste maravilhoso dia!
Grand Paradis







Bonavau








já no fim do Pas d´Encel


Dent de Barme e Dent de Rossetan



Cabane de Susanfe
Arête des Lacs e Haute Cime





Col de Susanfe à direita

Col de Susanfe



Lac de Salanfe
Bishorn, Weisshorn, Zinalrothorn, Dent Blanche, Cervin
toca a subir


Arête des Lacs

Grand Combin









glacier Plan Névé
Mont Blanc
Grand Combin
Col des Paresseux

La Cathedrale, La Forteresse, Cime de l´Est e glaciar Plan Névé

Tour Salliere e o maciço do Mont Blanc
Haute Cime

panorama O
Panorama N, Chablais


os outros picos dos Dents du Midi

panorama S


Mont Blanc

Grand Combin
Dent Blanche, Monte Rosa, Cervin, Le Pleurer, Mont Blanc de Cheilon e La Ruinette

maciço Jungfrau

Lac Léman
Mont Blanc



Lac de Salanfe







ao olhar para trás, o Col des Paresseux
rumo à Arête des Lacs
Arête des Lacs





Haute Cime

parte técnica, III



Dent de la Chaux








hora de descer rumo à Cabane de Susanfe
é já por aqui





Arête des Lacs e Haut Cime


Pas d´Encel

que dia!

1 comentário:

  1. Boa noite Xavier

    Preciso de falar contigo.

    Quando puderes dá um toque.

    Abraço

    ResponderEliminar